O Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) de Suzano abrirá inscrições para o curso “Tranças para Iniciantes” na próxima segunda-feira (24/10) de forma gratuita. A capacitação promovida em parceria com o Salão de Beleza Shirley Braids ocorrerá na sede do órgão municipal (rua General Francisco Glicério, 1.334 – Centro) nos dias 8, 9, 16, 22 e 23 de novembro, das 9 às 12 horas. Para realizar o cadastro, os interessados devem apresentar comprovante de endereço de Suzano e um documento com foto no local, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Ao todo, 15 vagas serão colocadas à disposição para as cinco etapas do curso. Os participantes da capacitação terão acesso ao passo a passo para produzir dois diferentes estilos de trança, sendo estes o modelo box braids, que une fios de fibra sintética aos fios naturais do cabelo, e o “nagô”, caracterizado pelo desenho de formas por meio dos ornamentos no couro cabeludo. Os inscritos devem trazer um pacote de cabelo sintético (jumbo), três pacotes de lã de cores diferentes e um pote de pomada.

No primeiro dia (08/11, terça-feira), os alunos terão uma aula teórica sobre a história e produção do estilo, incluindo os materiais a serem utilizados. As três aulas seguintes, nos dias 9, 16 e 22 de novembro serão direcionadas para a parte prática com a criação dos estilos enquanto treino e, posteriormente, na produção. No dia 23 (quarta-feira), última aula, haverá a entrega de certificados pela participação, comprovando a capacitação.

A profissional Shirley Natali, que estará à frente da capacitação, explica os benefícios das tranças no visual do dia a dia. “Este tipo de penteado serve tanto para você ficar arrumada no trabalho, te deixar bem produzida para passear e também funciona perfeitamente para um evento, como casamento ou formatura.”

Dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi ressalta que o trabalho com tranças oferece muitas oportunidades para a geração de renda. “Com essa e outras formações que promovemos voltadas para a área de estética, as participantes têm o aparato técnico para começar um novo negócio ou prestar serviços em empreendimentos do ramo da beleza”, ressaltou.