O último debate do segundo turno entre os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acontece nessa sexta-feira (28).

O debate começara às 21h30 e será mediado por William Bonner, será possível assistir ao vivo pelo G1, pela TV Globo, GloboNews e no Globoplay. O debate ocorre dois dias antes do segundo turno das eleições, que será no domingo (30). O debate teve as regras aprovadas pelas assessorias de cada candidato.

Banco de tempo

Os candidatos terão que administrar o próprio tempo, entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O tempo poderá ser utilizado da maneira que o candidato preferir, mas não poderá ser mantido de um bloco para o outro.

Blocos

O debate será dividido em quatro blocos, sendo dois com temas livres e outros dois com temas determinados.

  • Primeiro bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Os dois candidatos terão que administrar o próprio tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas;
  • Segundo bloco: 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de 10 minutos. Cada candidato poderá escolher um tema que foi definido pelo Jornalismo da Globo. Os candidatos terão 5 minutos de fala para cada uma das rodadas;
  • Terceiro bloco: 30 minutos de debate com tema livre. Igual ao primeiro bloco, os candidatos terão que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas, réplicas e tréplicas;
  • Quarto bloco: Duas rodadas de 10 minutos com temas definidos, sendo que os candidatos terão 5 minutos de tempo de fala em cada rodada. Neste bloco, os candidatos terão direito a 1 minuto e 30 segundos cada para considerações finais.

A ordem de qual candidato começara questionando e qual começara respondendo em cada um dos blocos foi definida em sorteio.

Direito de Resposta

O candidato que se sentir ofendido de forma pessoal pelo adversário poderá pedir direito de resposta. O pedido deve ser feito em silêncio, levantando a mão para o mediador.

O pedido será analisado pela produção do debate e, caso for aprovado, o candidato terá 1 minutos para responder.

Ausência dos candidatos

Caso um dos candidatos não compareça ao debate, será realizada uma entrevista de 30 minutos com o candidato que comparecer.

Os temas das perguntas serão os mesmos que seriam usados nos blocos com temas determinados.