A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP) anunciou nesta sexta-feira (28) que o transporte público municipal estará gratuito no domingo (30), segundo turno das eleições de 2022. A gratuidade será oferecida das 5h às 20h.

A gratuidade será para todos os cidadãos, não exigindo a apresentação de qualquer documento. Várias capitais e cidades do país estão adotando a gratuidade temporária, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na terça-feira (25), o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) sugeriu a adoção da medida junto à prefeita de Ferraz de Vasconcelos (SP), Priscila Gambale (PSDB). Um ofício visando a gratuidade temporária foi protocolado no mesmo dia.

Para o vereador, a gratuidade é uma questão de cidadania, levando em conta que muitas pessoas não têm a possibilidade de arcar com os custos do transporte.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo entrou com uma ação civil pública, com pedido de tutela antecipada, pedindo a gratuidade temporária, e o Ministério Público acatou o pedido. A partir disso, coube à prefeitura da cidade de Ferraz acatar, ou não, a decisão.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 32,7 milhões de eleitores não foram às urnas no primeiro turno. Este número representa cerca de 20,9% do eleitorado de 2022.