O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) foi eleito o novo governador de São Paulo, com 13.480.643 votos (55,27% dos votos válidos), vencendo Fernando Haddad (PT), que teve 10.909.371 votos (44,73% dos votos válidos). Além disso, a eleição de Tarcísio coloca fim em 28 anos de domínio do PSDB no estado.

A disputa pelo governo do estado de São Paulo recebeu 1.102.504 votos brancos (4%) e 10.909.371 votos nulos (6,8%). O índice de abstenção foi de 21%.

Em seu pronunciamento após ser eleito, Tarcísio falou em “olhar para os interesses de São Paulo”.

“A partir de agora vamos olhar pra frente, olhar para os interesses do estado de São Paulo. Sou muito grato aos votos que conquistei e agora vamos fazer um governo para 46 milhões de paulistas. Vamos olhar sempre o interesse do estado de São Paulo. Para que a gente possa fazer política pública para o estado de São Paulo, vai ser fundamental o alinhamento e o entendimento com o governo federal.”

Após o resultado, Haddad disse que ligou para Tarcísio e o parabenizou.

“Eu acredito na democracia, é reconhecimento do resultado, desejo muita sorte [ao Tarcísio] porque muita gente depende da decisão dele”, disse.

Tarcísio de Freitas tem 47 anos e é natural do Rio de Janeiro, é casado e tem dois filhos. Formado em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman), atuou como oficial do Exército. Ele também se formou em engenharia civil, atuando como engenheiro do Exército. Em 2008, ele deixou a carreira militar com a patente de capitão e entrou para o funcionalismo público federal.

Sobre Tarcísio de Freitas

Ele foi diretor executivo e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e atuou como secretário da Coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer.

Tarcísio foi nomeado ministro da Infraestrutura pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018. Em março de 2022, se filiou ao Republicanos.