A Prefeitura de Itaquaquecetuba (SP), por meio da Secretaria de Educação, realizou a formatura de 92 estudantes do curso de Libras nesta semana. Ministrado pelo professor Nisvaldo Santana e ofertado para pessoas de 7 a 65 anos, 54 se formaram no módulo básico e 38 no intermediário.

Cada módulo tem carga horária de 60 horas e o curso ocorreu de abril a novembro. “O aprendizado na Língua Brasileira de Sinais dá uma visão diferente de acessibilidade e estamos conseguindo transformar Itaquá em uma cidade mais inclusiva”, disse o prefeito Eduardo Boigues.

As aulas foram 100% práticas. No módulo básico, o conteúdo consiste no alfabeto e numerais, na parte gramatical ensina pronomes e adjetivos, cultura e comunidade surda, dinâmicas relacionadas à língua de sinais, advérbio de tempo, apresentação pessoal e cumprimento, assim como pessoas, coisas, animais, esportes, alimentos e bebidas. 

Já no módulo intermediário, a gramática envolve verbos, advérbios, classificadores, educação, técnica básica de interpretação musical, meios de transporte, parâmetros da Libras, postura do intérprete, interpretação de músicas, tradução, variação linguística, verbos de manuseio e tradução de história infantil.

“É importante a valorização da Língua Brasileira de Sinais para garantirmos uma educação inclusiva e uma sociedade solidária, colaborativa e próspera”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo. Em janeiro de 2023 serão abertas inscrições para uma nova turma com previsão de início em fevereiro.