O presidente eleito, Lula (PT), anunciou sexta-feira (9), o nome dos primeiros ministros de seu governo. Foram definidos no primeiro anúncio os responsáveis pelas pastas da, Fazenda, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, Defesa e Relações Exteriores.

O governo eleito vem sustentando uma similaridade da composição da Esplanada dos Ministérios de 2023 com seu segundo mandato (2007-2010).

Ministros confirmados

Fernando Haddad (PT) – Ministério da Fazenda

Foto: Febraban

Acadêmico, advogado e professor, foi responsável pelo ministério da educação de 2005 a 2012, além de ter sido prefeito de São Paulo de 2013 a 2016.

Íntegra o quadro de professores da Universidade de São Paulo (USP), pela qual se graduou bacharel em direito, mestre em economia e doutor em filosofia.

A pasta que ele comandará é fruto do desmembramento do Ministério da Economia.

Rui Costa (PT) – Casa Civil

É um economista e político, é o atual governador da Bahia, eleito em 2014, ele cumpre seu segundo mandato após reeleição em 2018.

É graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de ser um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), ao lado do ex-governador, Jaques Wagner.

Sua pasta auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios.

Flávio Dino (PSB) – Justiça e Segurança Pública

Foto: Divulgação PCdoB

Advogado, político, professor e ex-magistrado. É professor na Universidade Federal do Maranhão e foi governador do estado do Maranhão.

Formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em direito, foi juiz federal da primeira região de 1994 a 2006.

José Múcio Monteiro – Defesa

Engenheiro Civil e político, foi presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (segundo mandato de Lula).

Foi deputado federal por cinco mandatos em Pernambuco e secretário dos Transportes durante governo de Roberto Magalhães.