O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, participará na próxima semana do IX Encontro Internacional de Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade, realizado com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na cidade de Havana, em Cuba. O evento, marcado para ocorrer a partir de 24 de janeiro, reunirá experiências exitosas de todo o mundo e Suzano deverá abordar o uso da tecnologia para potencializar o ensino municipal.

A participação suzanense será por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A comitiva regional também vai contar com a participação dos prefeitos Caio Cunha (Mogi das Cruzes), presidente do consórcio; Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos); Gustavo Henric Costa, o Guti (Guarulhos); e Vanderlon Gomes (Salesópolis). O grupo vai representar a região durante o evento que tem como tema “Transformando Espaços Urbanos em Cidades MIL (Media and Information Literacy), da Unesco e Agenda 2030”.

O objetivo do encontro será promover a troca de experiências sobre inovação, comunicação e marketing no contexto dos projetos educativo-culturais, comunitários e organizacionais, dentro e fora da internet, valorizando as diretrizes da Agenda 2030. Além de garantir um espaço de articulação entre políticos, gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos, líderes empresariais e especialistas para o desenvolvimento das comunidades.

De acordo com Ashiuchi, a oportunidade única reforça o protagonismo de Suzano em âmbito internacional, levando o nome da cidade para além das fronteiras. “Estou animado pela apresentação e por conhecer novas experiências mundo afora, a fim de replicar esse conhecimento no município, com a idealização de novos projetos, especialmente voltados à educação e comunicação. A alfabetização midiática e informatizada é o tema central do evento, sendo um assunto em voga atualmente. Será muito importante inserir o município neste debate para o aprimoramento do trabalho desenvolvido na cidade”, comentou.

Entre os destaques que serão apresentados na área educacional estão a ampliação da parceria entre Suzano e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a oferta de bolsas de pós-graduação e MBA aos colaboradores da pasta; a instituição da “Avaliação Municipal Digital”, que promove o acompanhamento da evolução pedagógica dos estudantes, por meio online; a implantação da plataforma “Matific”, que é um aplicativo de sistema matemático israelense utilizado pelos principais colégios particulares do País; a entrega de mais 3,5 mil chromebooks aos professores e alunos e a adoção da plataforma Google For Education; e a aquisição do material do sistema Serviço Social da Indústria (Sesi), que também promove aulas de robótica a alunos do 3º, 4º e 5º anos.   

O prefeito ainda deve abordar o funcionamento e ampliação da rede municipal de ensino em Suzano, com a criação de 5 mil novas vagas e 22 novas unidades, entre 2017 e 2023; e o investimento em atendimento educacional especializado e na educação ambiental.     

O evento também deverá trazer temas inerentes à Saúde, Mobilidade Urbana e Inteligência Artificial, conforme o contexto das cidades neste período de pós-pandemia. A expectativa é de que a comitiva regional apresente duas soluções consorciadas, sendo serviços compartilhados no âmbito da Saúde, como as Residências Terapêuticas e a parceria com a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

O evento é organizado pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM) da Faculdade de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), pela Faculdade de Comunicação (FCOM) da Universidade de Havana (UH) e pelo Ministério da Cultura de Cuba e conta com o apoio da Unesco, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da União de Escritores e Artistas de Cuba (Uneac).