29 novas internações de crianças Yanomami foram feitas nos últimos cinco dias, segundo a prefeitura de Boa Vista, no total, 47 pessoas se encontram internadas no Hospital da Criança Santo Amaro.

As principais causas de internação são por doença diarréica aguda, inflamação gastrointestinal aguda, desnutrição, desnutrição grave, pneumonia, picadas de cobra e malária. As novas internações correspondem ao tempo que o Ministério da Saúde esteva na terra indígena.

26 crianças e 2 adultos foram resgatados durante a missão do Ministério da Saúde. O Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, vai propor a pasta para que seja implantado um hospital dentro da reserva indígena. O presidente Lula (PT), se surpreendeu com o que encontrou.

“Se alguém me contasse que em Roraima tinham pessoas sendo tratadas dessa forma desumana, como vi o povo Yanomami aqui, eu não acreditaria. O que vi me abalou. Vim aqui para dizer que vamos tratar nossos indígenas como seres humanos”, disse Lula

A pneumonia foi responsável por 1/3 das mortes evitáveis de crianças, o Ministério da Saúde decretou na sexta-feira (20) situação de emergência pública na região.