No início desta semana, Itaquaquecetuba ganhou uma Residência Terapêutica na região central para abrigar pessoas que deixaram hospitais psiquiátricos de longa permanência. Nove municípes do Alto Tietê já estão morando no local e encontraram todos os cuidados necessários para viver em harmonia. O décimo paciente ocupará a última vaga nas próximas semanas.

As RT’s funcionam como uma residência familiar para pacientes psiquiátricos que estavam na lista do Programa de Desinstitucionalização do governo estadual e têm por objetivo promover a inclusão social. Os pacientes são assistidos por cuidadores e uma coordenadora, que é enfermeira, em uma casa com quatro quartos, três banheiros, cozinha, escritório e quintal.

O local de atendimento humanizado é administrado pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e representa uma grande conquista para a Secretaria de Saúde do município.

“Os moradores são tratados com muito carinho e, na medida do possível, incentivados a ter autonomia. É um trabalho de inserção e integração. Para nós de Itaquá é uma alegria imensa humanizar os acolhimentos”, destacou a secretária de Saúde, Ariana Julião.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou a importância da parceria entre a prefeitura e o Condemat. “Investir em saúde mental é uma de nossas bandeiras e a Residência Terapêutica surge para dar atenção integral às pessoas. Agradecemos ao Condemat pela parceria.”