Casarão da Memória de Suzano recebe visitas de 137 alunos durante a semana

O Casarão da Memória Antônio Marques Figueira (rua Campos Salles, 547 – Centro) recebeu nesta terça, quarta e quinta-feira (12, 13 e 14/03) a visita de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de estudantes do 5º semestre de Pedagogia do Centro Universitário Piaget (UniPiaget). Ao todo, 137 estudantes foram recepcionados pela diretora de Patrimônio Histórico de Suzano, Rita Paiva, e conheceram a história de Suzano.

As visitas começaram na terça-feira com a presença de 32 alunos da EJA da Escola Municipal Adélia de Lima Franco, do Jardim Amazonas, acompanhados pela coordenadora Rita de Cássia Renzi Pereira e pelos professores Alexandro Alexandre Gomes de Souza e Vanessa Garcia de Oliveira, e 28 estudantes de Pedagogia do UniPiaget acompanhados do professor Marco Aurélio Maida.

As excursões seguiram na quarta-feira com 38 estudantes da escola Professora Célia Pereira de Lima, do Jardim Urupês, acompanhados pelos professores Flávio Pacheco Araújo Braga, Luciano Ribeiro de Carvalho, Lúcia de Fátima Rosa e Vania Cristina Arias Ferreira, e quatro do UniPiaget. Por fim, as visitas se encerraram na quinta-feira com 35 alunos da escola José Celestino Sanches, no Jardim Varan, acompanhados pelo professor Vitório Souza Silva, Terezinha Massako Taira e Luciana de Menezes Oliveira. Os estudantes aproveitaram a visita e o conhecimento adquirido em sala de aula para realizar um trabalho interdisciplinar, envolvendo diferentes matérias.

A coordenadora da EJA ressaltou a importância dessas atividades para os alunos. “O Casarão da Memória é um símbolo da nossa cidade e vem ao encontro do trabalho dos professores de resgatar a história e revelar identidade, valores, costumes e tradições dos povos que por aqui viveram. Agradeço a diretora Rita Paiva e toda equipe, sempre muito acolhedora e esclarecedora”, disse Rita Renzi.

Segundo a diretora de Patrimônio Histórico de Suzano, a visita é uma experiência que garante a oportunidade de um conhecimento expositivo sobre a história de Suzano, além de possuir um espaço acolhedor que desperta a vontade de voltar com suas famílias. “A visita dos grupos é bem interessante, pois cada um expressa uma reação sobre a história da cidade: alguns se emocionam, outros se veem representados e voltam trazendo sua família para conhecer o lugar onde se sentiram acolhidos”, ressaltou Rita Paiva.

Para a secretária municipal de Cultura, Márcia Belarmino, a excursão foi muito importante pois promoveu a valorização da história local. “A visita dos alunos no Casarão da Memória é fundamental para nutrir a conexão com a história local, incentivando o entendimento e a apreciação do passado que moldou nossa cidade”, destacou.

O espaço recebe, semanalmente, escolas para visitas e apresentações da peça teatral organizada pela instituição. Além disso, o museu se dispõe a recepcionar turmas acadêmicas no período noturno, com agendamento prévio que pode ser feito pelo telefone (11) 4748-6949.