Criminosos se passam por agentes da Prefeitura para aplicar golpes em Suzano

O Procon de Suzano e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social alertam a população sobre um novo golpe que está sendo aplicado. Desta vez, aposentados estão sendo alvos de criminosos se passando por agentes da prefeitura para realizar empréstimos e abertura de contas em bancos por meio da biometria facial dos idosos.

O órgão já registrou duas reclamações informando que supostos funcionários da Assistência Social foram até a casa das vítimas oferecendo atendimento médico e cestas básicas. Durante a visita, os estelionatários convencem os moradores de que eles têm direito aos benefícios e, ao notarem que as vítimas acreditaram nas informações, solicitam documentos e tiram fotos das pessoas, sob a alegação de que é necessário efetuar um cadastro.

Após obter as informações, os criminosos aplicam o golpe e efetuam contratações em nome das vítimas. Além de realizarem uma série de transações bancárias, os falsos agentes contratam empréstimos consignados e cartões de crédito, deixando um grande prejuízo aos aposentados.

A diretora do Procon, Daniela Itice, explicou que os estelionatários escolhem os idosos justamente por se tratar de um grupo composto por pessoas mais suscetíveis a cair neste tipo de crime. “Quando as vítimas chegam ao Procon, solicitamos que busquem no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) o extrato de empréstimo consignado e extratos do período. Com isso confirmamos as transações. Além disso, com os documentos e a foto do idoso, eles abrem contas digitais, baixam o aplicativo do próprio banco para realizar as movimentações financeiras. Na maioria dos casos, os aposentados não têm ou não sabem utilizar os aplicativos bancários, então os golpistas aproveitam para fazer o cadastro e, com as informações e fotos captadas, efetuam transações no nome da vítima”, explicou Daniela.

diretora do Procon, Daniela Itice

Ela alertou a população para que fique atenta aos sinais de um possível golpe e pediu para que o munícipe busque identificar o suposto funcionário. “Quando um agente vai até uma residência, ele está identificado com o crachá e com o carro oficial da Prefeitura de Suzano. Sempre alertamos a não fornecer dados pessoais a estranhos e, principalmente, não permitir que tirem fotos. A mesma orientação vale em relação a criminosos se passando por funcionários do INSS ao telefone e pedem fotos e dados. A entidade não faz este tipo de contato”, afirmou ela.

Agente oficial da Prefeitura

Por sua vez, a pasta de Assistência e Desenvolvimento Social informou que agentes da prefeitura promovem visitas apenas em situações pontuais e previamente informadas. “Somente o munícipe que está no Cadastro Único que, por algum motivo, necessite de informações adicionais receberá uma visita, porém ela será avisada antes. A prefeitura não vai até a casa dos munícipes para ‘oferecer’ qualquer tipo de serviço”, reforçou o secretário Geraldo Garippo.

Serviço

O Procon de Suzano atende a população de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, de forma presencial no endereço rua Baruel, 126, na região central da cidade, pelo telefone (11) 4744-7322 ou pelo e-mail procon.atendimento@suzano.sp.gov.br.