A Feira de Artesanato que está sendo realizada pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, no Glicério Boulevard (rua General Francisco Glicério, 1.145 – Centro), segue até este sábado (23). A iniciativa, que ocorre das 10 às 19 horas, foi idealizada em homenagem ao Dia do Artesão, celebrado na última terça-feira (19/03).
O evento, que começou na própria terça-feira, conta com a presença de 55 artesãos distribuídos em 18 mesas com diversas peças feitas em amigurumi, crochê, pintura, bordado, marchetaria, costura criativa, macramê, marcenaria, decoupagem, patchwork, encadernação e bijouterias, dispondo de peças autorais e únicas.
A faixa de preço varia de R$ 10 a R$ 200 com itens variados que vão desde chaveiros e porta-moedas até peças de marcenaria mais complexas. Todos os itens são totalmente fabricados pelos artesãos e é possível encontrar uma pluralidade de objetos como caminho de mesa, tapetes, jogo de banheiro, kit de cozinha, bolsas, bonecas, ursos, coelhinhos em alusão à Páscoa, caixas em MDF, chaveiros em amigurumis e outras centenas de peças disponíveis.
A coordenadora de Artesanatos da secretaria, Vanessa Cury, que também foi a idealizadora da ação, comentou sobre o impacto positivo das feiras, uma vez que elas apresentam diretamente ao público as produções elaboradas pelos profissionais. “Esses eventos são fundamentais para expor ao público o que é feito em Suzano. Além da valorização dos nossos artesãos, a economia local também ganha com essas exposições e a venda dos produtos”.
Já para o chefe da pasta, André Loducca, o artesanato de Suzano é uma peça fundamental na economia da cidade e os artesãos resgatam a identidade e a história local. “Há uma tradição em nossa cidade voltada ao artesanato e isso precisa ser levado em conta para valorizar ainda mais o que é nosso, entretanto, não podemos esquecer que também é um trabalho e nossa função é contribuir com o fomento não somente desta atividade, mas de outras também, sempre objetivando o crescimento da cidade e a melhora na qualidade de vida da população”, definiu o secretário.