Ferraz: planejamento escolar destaca metas estratégicas para o novo ano letivo

A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos reuniu mais de 280 profissionais para o Planejamento Escolar 2024, a fim de definir os objetivos pedagógicos nesse início de ano letivo e buscar novos caminhos para a melhoria da aprendizagem. Serão dois dias de encontro e nesta quinta-feira (7) a ação foi super produtiva.

Pela manhã, cerca de 80 professores dos anos finais do ensino fundamental se reuniram no auditório da Escola Técnica Estadual (Etec), no Jardim São João, e acompanharam a palestra do professor Diego Moreira, doutor e mestre em Educação pela PUC-SP, que compartilhou insights valiosos sobre a importância do planejamento, enquanto a gestora educacional da rede, Sara Sousa, apresentou dados impactantes sobre os projetos e parcerias realizadas em 2023.

Como forma de agradecimento aos professores presentes, os alunos fizeram a leitura do texto “Escolas asas”, de Rubens Alves, que, de forma inspiradora, incentiva o “voo de cada estudante”.

Na Emeb Sara Tineue, no Parque Dourado, 149 professores de 12 unidades escolares receberam formação sobre o Programa Alfabetização Responsável (PAR), em parceria com o Serviço Social da Indústria, o Sesi. O projeto tem como objetivo possibilitar a alfabetização na idade certa, já que mais de 3,1 mil estudantes da educação infantil, fundamental e anos iniciais serão impactados pelo programa.

Para proporcionar um ambiente escolar inclusivo e sem obstáculos, o Cei Pequeno Aprendiz, no Jardim Pérola, reuniu mais de 60 profissionais de apoio, os cuidadores, para alinhamento educacional com objetivo de assegurar um atendimento de qualidade e eliminar barreiras que impeçam a permanência dos estudantes com deficiência nas unidades escolares.

“Que momento enriquecedor! Refletimos sobre quais direções devemos seguir para garantir a equidade educacional e também celebramos nossas conquistas, como, por exemplo, as aprovações de mais de 35 estudantes na Etec e no Instituto Federal. A rede está focada em levar o melhor para todos os nossos 21 mil estudantes”, afirma a titular da pasta, Paula Trevizolli.