A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Ferraz de Vasconcelos está promovendo ações alusivas ao “Maio Amarelo”, mês dedicado a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Desta forma, a pasta tem sinalizado as principais vias da cidade e instalado novos equipamentos para monitoramento.

Desde o começo do mês, a Avenida Governador Jânio Quadros, no Parque São Francisco, recebeu um avanço de sinal, que visa coibir motoristas infratores que não respeitam a sinalização e muitas vezes ultrapassam no sinal vermelho, causando acidentes. Além disso, o equipamento possibilita a identificação do condutor.

Outra medida adotada pela Secretaria foi a troca de dois semáforos para melhorar a travessia dos pedestres na Avenida Governador Jânio Quadros com a Rua Rosa Teixeira Bueno e também na Avenida Júlio de Carvalho com a Rua Doutor Eduardo Vaz, ambas próximas a Estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) “Antônio Gianetti Neto”.

Além disso, a sinalização de vias tem sido priorizada. O Transporte e Mobilidade Urbana já realizou os serviços no eixo central do município, assim como determinado pelo prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. Também neste sentido, a pasta reforçou a pintura de vagas para idosos e para Portadores de Necessidades Especiais (PNE), já que na cidade houve um aumento da adesão de Cartões de Vagas Especiais desde 2017, de acordo com a Secretaria.

Segundo o titular da pasta, Antônio Carlos Alves Correia, o Tonho, as iniciativas objetivam a segurança dos pedestres e motoristas e indicam a prestação de contas da pasta. “A verba obtida com as infrações tem que ser aplicada para a segurança dos usuários, pois isso mostra onde o dinheiro está sendo usado e a prioridade desta administração, que é o bem estar de todos. Estamos trabalhando incansavelmente em prol de quem utiliza nossas vias diariamente”, disse Correia.

Vagas para Idosos e PNE

A Secretaria Municipal de Transportes tem ampliado o atendimento à idosos e Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Um levantamento realizado pela pasta mostra que a procura por Cartões de Vagas Especiais teve um aumento. Desde sua implantação na cidade, em 2010, até o final de 2016 foram confeccionados 1,119 Cartões para idosos e 346 para PNE. A partir de 2017, este número avançou em 300%, pois de 1º de janeiro do ano passado até maio de 2018, foram entregues 1,032 Cartões para idosos e 194 para PNE.

De acordo com o secretário Antônio Carlos Alves Correia, esta constatação mostra que o munícipe está sendo orientado a fazer valer seus direitos. Vale ressaltar que as vagas para estes dois grupos estão pintadas de azul com as bordas brancas.