Itaquá inaugura ecoponto no Jardim Nápoli e chega à 7ª unidade entregue

O município de Itaquaquecetuba ganhou mais um ecoponto, desta vez, no Jardim Nápoli. A estrutura de 270 m² conta com cinco caçambas e um coletor de lâmpadas com o objetivo de ampliar as ações de combate ao descarte irregular. Instalada na rua Edilene Gonçalves Santiago, o espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.

A cerimônia de inauguração aconteceu na última quarta-feira (12) e contou com a presença dos secretários de Governo e Obras, Marcello Barbosa, de Meio Ambiente e Saneamento, Yasmin Zampieri, do prefeito Eduardo Boigues, vereadores e moradores do bairro.

“O ecoponto é um local de descarte voluntário para a população utilizar. Isso demonstra o comprometimento e preocupação com o meio ambiente, uma pauta tão discutida hoje em dia. Fico muito feliz em saber que ainda tem muito mais por vir”, disse a secretária.

Assim como nos outros seis ecopontos inaugurados no último ano, localizados no Marengo, Piratininga, Vila São Carlos, Vila Arizona, Scaffid e Jardim Odete, a nova unidade recebe móveis desmontados, madeiras, recicláveis, resíduos da construção civil e lâmpadas. Cada residência pode descartar o limite de um metro cúbico (m³) por mês, o equivalente a dez sacos de cem litros.  

“Entre tantas coisas realizadas todos os dias pela gestão, uma coisa vem sendo pautada com prioridade, que é o meio ambiente. Esse ecoponto é mais um equipamento importantíssimo para a cidade para inibir o descarte irregular”, acrescentou o secretário.

Responsável pela gestão do espaço, representantes da empresa Peralta Ambiental também marcaram presença no evento. Todo o resíduo coletado no local será levado para o aterro CDR Pedreira, em Guarulhos.

“Estamos inaugurando o sétimo ecoponto. Nos próximos dias vamos inaugurar nos bairros Vila Augusta, Jardim Nascente, Jardim Europa, Jardim Tropical e Pequeno Coração. Doze ecopontos para reforçar a nossa luta contra o descarte irregular. Cidade desenvolvida é cidade limpa, atraente para novos investimentos e com mais qualidade de vida”, completou o prefeito.