Suzano terá duas representantes na ‘Conferência Nacional de Cultura’

A Prefeitura de Suzano participa, entre a segunda e a sexta-feira da próxima semana (04 e 08/03), da “4ª Conferência Nacional de Cultura”, que será realizada em Brasília. Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento vai reunir diversos agentes de todo o Brasil para trocar experiências e debater políticas públicas relacionadas ao segmento.

A cidade será representada pela arte-educadora e conselheira da Secretaria Municipal de Cultura, Caroline Alcântara, e pela presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), Cind Octaviano. A ideia do encontro é promover uma reflexão crítica e proposições inventivas para fortalecer os direitos culturais no país.

Assim como na etapa municipal, que ocorreu em 2 de setembro do ano passado, a conferência nacional vai debater seis eixos de interesse indicados pelo Ministério da Cultura para definição das propostas que serão levadas adiante. O Eixo 1 trata sobre “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”; o Eixo 2 aborda “Democratização do acesso à cultura e Participação Social”; o Eixo 3 destaca “Identidade, Patrimônio e Memória”; no Eixo 4 é pensada a temática da “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”; o Eixo 5 traz o enfoque a respeito de “Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade”; e, por fim, o Eixo 6 foca no “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”.

Por meio do tema central, o encontro visa ainda propor que o setor cultural e a sociedade brasileira debatam a reafirmação deste conceito como um direito universal e a importância dele para a construção de uma democracia que funcione. Também propõe que os municípios compreendam e acolham diversidades culturais para que, assim, cheguem ao fim da conferência cientes dos plenos direitos culturais existentes em todo o território nacional.

A secretária municipal de Cultura, Márcia Belarmino, informou que poder contar com as duas representantes suzanenses no evento é uma ganho duplo porque, além de revelar no evento nacional o que é realizado na cidade por esse segmento, o município possui uma grande oportunidade de trazer experiências que deram certo em outras partes do Brasil. “Estamos muito felizes de participar desta iniciativa com pessoas que respiram cultura. Suzano estará bem representada com pessoas que entendem do assunto e com certeza vão apresentar grandes ideias que temos aqui na cidade e vão debater iniciativas que funcionaram em outras regiões do país”, afirmou a chefe da pasta.