100 m0rtes e 128 desaparecid0s devido às enchentes no Rio Grande do Sul

O ultimo balanço divulgado pela Defesa Civil, às 12h desta quarta-feira (8/5) informou que 100 pessoas m0rreram devido às chuvas no Rio Grande do Sul. A enchente atingiu 1.456.820 de gaúchos nos últimos dias. Há 128 desaparecidos e 372 feridos. Mais de 163 mil pessoas estão desalojadas e outras 66.761 foram acolhidas em abrigos.

Outras quatro mortes são investigadas para saber se têm relação com os eventos meteorológicos que deixaram um rastro de destruição no estado. Até o momento, 417 dos 497 municípios (ou seja, 83,9% deles) foram afetados.

Alerta da Defesa Civil orienta população a não voltar para áreas alagadas. O pedido vale para todos aqueles resgatados, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. “Esses locais estão, ainda, sob alto risco, seja relacionado à condição física, bem como ao risco à saúde humana pela transmissão de doenças”, afirmou nota do órgão.

Cerca de 100 mil casas foram destruídas ou danificadas e o prejuízo é de R$ 4,6 bilhões, calcula a Confederação Nacional de Municípios. Dados são parciais, já que ainda há cidades submersas pela água onde danos não foram medidos.

Previsões

A frente fria associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina poderá causar uma chuva intensa no estado. A movimentação será iniciada a partir desta quarta-feira (8) e a situação deve se agravar na sexta-feira (10) A previsão é da agência meteorológica MetSul e do Climatempo.

Há risco de novos deslizamentos de terra e quedas de barreiras em rodovias. Novos alagamentos devem ser registrados, o que pode piorar a situação das cidades que ainda contabilizam danos para as enchentes.

A chuva deve se concentrar em pontos do Norte e Nordeste do estado, sobretudo na região da Serra. Para os próximos dias, estão previstos de 100 mm a 200 mm de chuva.

Falta de água e energia

Há 543.776 casas sem água. O número foi divulgado pela Companhia Riograndense de Saneamento em balanço da manhã desta quarta (8). A fábrica da Ambev em Viamão (RS) parou a produção de cervejas para envasar água potável e distribuir à população.

Falta energia em pelo menos 408 mil residências e pelo menos 31 municípios do estado estão sem serviços de telefonia e internet. Parte do fornecimento de energia foi cortado por segurança de pessoas ilhadas e equipes de resgate

Doações

O Rio Grande do Sul tem recebido doações de todo o Brasil após as enchentes que deixaram diversas casas submersas e famílias desabrigadas em vários municípios do estado. Algumas pessoas perderam praticamente todos os bens materiais.

Gaúchos ou pessoas de outros estados que queiram se solidarizar a ajudar a população atingida pelas enchentes dos últimos dias podem buscar pontos de coletas próximos de suas casas ou realizar doações via PIX.

Quem tiver barcos ou qualquer tipo de embarcação para emprestar no resgate às famílias que ainda estão ilhadas pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado para disponibilizar os veículos;

O interessados podem contribuir com água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene, produtos de limpeza e peças de roupas. A recomendação é que os itens estejam lacrados e dentro do prazo de validade e as roupas limpas e em bom estado

Veja também