A OMS decreta que a COVID não é mais uma emergência sanitária de importância internacional

Após mais de dois anos desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (29) que a Covid-19 não é mais uma emergência sanitária de importância internacional. A decisão foi tomada após a 15ª reunião do Comitê de Emergência da OMS.

“O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

No entanto, o diretor-geral ressaltou que a decisão não altera o título de pandemia de Covid e que ela ainda representa uma ameaça à saúde global e que não significa que a Covid-19 acabou. “Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos”, acrescentou Tedros.

A decisão da OMS foi baseada em uma análise da situação global da pandemia, reconhecendo que a maioria dos países já voltou à vida normal antes da Covid e a tendência de queda da pandemia que vem acontecendo há mais de um ano.

Ainda sim, Tedros alerta que o risco de novas variantes ainda persiste pelo mundo. “A Covid mudou o nosso mundo e nos mudou” acrescentou ele.