CPTM abre Espaço Acolher em mais duas estações nesta terça-feira (04/07)

A partir de hoje (04/07), as estações Poá, que atende a Linha 11-Coral; e Calmon Viana, que além da Linha 11 atende também a Linha 12-Safira da CPTM, passam a contar salas do Espaço Acolher, que oferece acolhimento e apoio a vítimas de violência e importunação sexual nas estações e trens.

Com os novos locais, a companhia passa a disponibilizar salas de acolhimento em 33 estações das cinco linhas, que oferecem atendimento a mulheres vítimas de violência ou importunação sexual nos trens e estações. Sendo o 8º Espaço Acolher na Linha 11-Coral, por onde passam quase 526 mil passageiros por média dia útil – segundo dados referentes a junho de 2023, e o 5º em estações de integração da CPTM, que atendem mais de uma linha da companhia.

O Espaço Acolher foi criado para dar atendimento humanizado e acolhedor à vítima de importunação sexual longe do agressor e feito por uma pessoa preparada para lidar com a situação. Além disso, a ampliação dessa rede de apoio eleva ainda mais a capacidade de atendimento às mulheres vítimas destes crimes que precisam ser eliminados não apenas da CPTM, mas de toda a sociedade.

“A inauguração de duas novas salas do Espaço Acolher reforça o nosso comprometimento com o fim da importunação sexual, não apenas em nossos trens e estações, como em todos os lugares. A CPTM é hostil com abusadores e irá apoiar todas as vítimas que sofrerem esse crime terrível”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

Para dar privacidade no atendimento à mulher, o espaço fica em área administrativa, bem reservado, e com acesso restrito, para garantir que a vítima se sinta protegida após a ocorrência. Após o primeiro atendimento com todo apoio, a vítima é conduzida ao distrito policial, com acompanhamento de profissional da CPTM.

“A nossa proposta é preservar ao máximo a pessoa que passa por esse tipo de importunação e garantir que o infrator seja identificado, apreendido e conduzido à delegacia para registro da ocorrência”, explica Sharlene Guiducci, coordenadora de segurança. Para que os infratores sejam identificados, é importante que as pessoas denunciem e possam testemunhar. “Esse crime somente será combatido se houver entendimento da gravidade, participação e apoio de toda a sociedade”, conclui Sharlene.

Espaço Acolher em números
Em 2022, houve registro de 113 ocorrências de importunação sexual na CPTM, sendo 73 atendidas pelo Espaço Acolher. Destas 101 houve identificação do infrator e encaminhamento ao DP e 37 foram detidos.

Entre janeiro e maio de 2023, foram 38 ocorrências na CPTM, todas atendidas pelo Espaço Acolher, com 33 identificados e encaminhados ao DP e 16 ficaram detidos.

A CPTM possui Espaços Acolher nas seguintes estações:
• Linha 7-Rubi: Água Branca, Francisco Morato, Franco da Rocha, Palmeiras-Barra Funda (que faz interligação com as linhas 3-Vermelha de metrô e 8-Diamante de trem metropolitano), Perus, Pirituba, Várzea Paulista e Vila Aurora
 

• Linha 10-Turquesa: Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano do Sul e Tamanduateí (que faz interligação com a Linha 2-Verde de metrô)
 

• Linha 11-Coral: Bom Bosco, Corinthians-Itaquera (que faz interligação com a Linha 3-Vermelha de metrô), Ferraz de Vasconcelos, Guaianases, José Bonifácio, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano
 

• Linha 12-Safira: Comendador Ermelino, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano e São Miguel Paulista
 

• Linha 13-Jade: Aeroporto-Guarulhos
 

E nas estações de integração: Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), Calmon Viana (Linhas 11-Coral e 12-Safira), Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade), Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e Tatuapé (Linhas 11-Coral e 12-Safira)