‘Enem dos concursos’: Conheça as atribuições de um auditor-fiscal do trabalho, posição cobiçada com o maior salário

Pessoas com certificado de conclusão ou diploma de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação podem concorrer às 900 vagas disponíveis no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos concursos”. As inscrições para as mais de 6,4 mil vagas começam nesta sexta-feira (19). O cargo de auditor-fiscal do trabalho (AFT), com remuneração inicial de R$ 22.921,70, destaca-se entre as oportunidades, sendo aberto para candidatos graduados em qualquer área.

O auditor-fiscal do trabalho tem como responsabilidade fiscalizar o cumprimento das normas trabalhistas, incluindo segurança e saúde, por meio de inspeções nos ambientes de trabalho. Além disso, deve promover ambientes profissionais com boas condições de saúde e segurança, combatendo trabalho em condições análogas à escravidão e infantil. Em 2023, foram resgatados pelo menos 3.190 trabalhadores nessas condições no Brasil.

Os auditores-fiscais também realizam embargos e interdições em situações de risco à saúde e segurança do trabalhador. Atualmente, esses profissionais paralisaram os serviços de fiscalização em 20 estados devido à falta de estrutura e cumprimento de acordos sindicais.

O concurso prevê cotas de 5% para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros, distribuindo 675 vagas para ampla concorrência, 45 para pessoas com deficiência e 180 exclusivas a candidatos negros entre as 900 vagas para auditores fiscais do trabalho.

A distribuição das vagas nas unidades do Ministério do Trabalho ainda não foi divulgada, sendo prevista junto ao ato de nomeação e convocação dos candidatos aprovados.

As provas para auditor-fiscal do trabalho incluem questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de uma questão discursiva. O cronograma do concurso prevê inscrições até 09/02/2024, aplicação das provas em 05/05/2024 e divulgação final dos resultados em 30/07/2024.

O Ministério da Gestão disponibiliza um canal oficial de atendimento para dúvidas e denúncias sobre o concurso: concursonacional@gestao.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site oficial gov.br/gestao/concursonacional.

Texto por: Redação