‘Programa da Boa Visão’ faz entrega de óculos em escola da Vila Amorim

Está é a primeira etapa de um total de cerca de 4 mil itens para os alunos até o final do ano; evento contou com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi

A Prefeitura de Suzano promoveu na sexta-feira (17/11) a entrega simbólica de 25 óculos para alunos da Escola Municipal Carlos Ferreira de Aguiar, na Vila Amorim, por meio do “Programa Boa Visão 2023”, que garante consultas e itens gratuitos à população. A distribuição às crianças contempladas contou com as participações do prefeito Rodrigo Ashiuchi, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Larissa Ashiuchi, e dos secretários municipais de Saúde, Pedro Ishi, e de Educação,  Leandro Bassini. Até o final do ano, a “Operação Escolar” do programa vai entregar 3.963 pares.

As doações fazem parte de uma parceria entre o Fundo Social e a ótica Ultralicit, que concedeu as armações. As entregas seguem na rede municipal de ensino e, a partir da sexta-feira (24/11), começam as distribuições simbólicas para alunos da rede estadual, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Larissa expressou sua satisfação pessoal em promover o evento e ressaltou o processo realizado, desde a triagem até o recebimento dos óculos. “Todos os ano a gente faz a parte administrativa, burocrática e planeja como serão feitas as entregas. Antes de os estudantes estarem aqui, a gente passa por um programa de testagem que, neste ano, foi realizado em mais de 35 mil crianças. Isso não seria possível se não fossem os diretores e professores das escolas. Depois tivemos 11 mil consultas só na Educação. Agora estamos fechando este ciclo e vamos entregar quase 4 mil óculos para as redes municipal, estadual, Sesi e Apae”, destacou a primeira-dama.

Pedro Ishi citou as cirurgias realizadas para auxiliar as crianças que apresentam complicações mais graves nos olhos e ressaltou o compromisso de cuidar de alunos e idosos suzanenses por meio do programa. “A gente sabe da responsabilidade que temos e ficamos felizes quando vemos as crianças aqui recebendo os óculos. Além de fazer atendimentos, doações e cirurgias, também cuidamos da nossa melhor idade e conseguimos dar uma turbinada em nosso programa”, afirmou o chefe da Saúde.

Já o secretário de Educação parabenizou todos os envolvidos no projeto. “Estou contente pela atuação em conjunto com as secretarias, Fundo Social e a equipe técnica que está desenvolvendo esse trabalho. Perceber uma criança com catarata aos 5 anos é uma grande vitória e fazer 11 mil atendimentos é uma conquista para todos nós”, enalteceu Bassini.

Por fim, Ashiuchi citou os números, o olhar sensível dos especialistas para encontrar as dificuldades das crianças e as melhorias que os óculos vão trazer para elas. “Conseguimos identificar muitos estudantes que já vão fazer a cirurgia da catarata, entregar mais de 3 mil armações para os alunos e fornecer os óculos para a melhor idade. Isso influencia no dia a dia, mas, principalmente, na qualidade de vida destas pessoas. Elas vão ver o mundo de forma diferente, ter melhor desempenho na sala de aula e aprimorar o aprendizado”, finalizou o prefeito de Suzano.

Também prestigiaram o evento o coordenador médico do “Programa Boa Visão”, Luís Cláudio Guillaumon; a diretora de Departamento Jurídico da Secretaria de Saúde, Tânia Mara Porfirio; o vereador Artur Takayama; a equipe do setor de Projetos da Secretaria de Educação, composta por Márcia Oliveira, Sueli Stuchi e Ronaldo Junior; as integrantes do Fundo Social, Beatriz Leite, Reinaldo Rodrigues, Sueli Gil e Karen Alves; a coordenadora da escola Carlos Ferreira de Aguiar, Michele Nascimento; a supervisora da unidade, Marilia Santana; e proprietário da Ótica Ultralicit, Tiago Castelli.

Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano