Squizato critica a instalação de radar eletrônico na região central

 A falta de placa informativa alertando motoristas sobre a existência de um radar eletrônico fixo instalado em frente ao número 21 da Rua Lourenço Paganucci (lado direito no sentido bairro-centro), na Vila Ana Maria, em Ferraz de Vasconcelos, motivou o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) a criticar à Prefeitura da cidade a respeito do assunto, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 21. Para ele, a não sinalização do aparelho de fiscalização da velocidade de 40 km/h permitida na via pública pode estar prejudicando os condutores.

Na verdade, a única placa indicando a fiscalização eletrônica de velocidade fica a poucos metros depois do próprio equipamento, o que contraria a legislação de trânsito, ou seja, o alerta precisa ser fixado antes do aparelho. Com isso, segundo Claudio Squizato, fica muito difícil o motorista reduzir a velocidade antes de ser flagrado pelo sistema de vigilância viária. “Enfim, sobretudo, um condutor de fora da cidade não tem como perceber que ali tem um radar eletrônico e assim evitar ser multado”, diz.

Além disso, o vereador acredita que a colocação de um aparelho de fiscalização eletrônica deveria ser a última alternativa adotada pelo setor competente da municipalidade, já que existem outras maneiras de orientar o motorista no trânsito. Ainda, na opinião dele, a ausência de placas informativas sobre a presença do citado radar eletrônico pode estar violando a resolução nº 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nela, o órgão federal deixa claro a necessidade de aviso prévio do aparelho.

Em geral, Claudio Squizato quer saber por qual razão o mencionado instrumento de fiscalização eletrônica de velocidade foi instalado na Rua Lourenço Paganucci (mão única), na Vila Ana Maria?, Qual seria o índice de acidentes de trânsito no local? Por que motivo não foi instalada placa informativa evidenciando o início do funcionamento do radar eletrônico? E se o aparelho já está operando e desde quando?. “Em suma, são informações importantes que os motoristas necessitam ter conhecimento”, concluiu Squizato.

Semelhança

Pelo visto, o problema da falta de publicidade acerca do radar eletrônico na Vila Ana Maria também se aplica ao aparelho instalado na altura do número 720 da Rua Godofredo Osório Novaes (nos dois sentidos da via), próximo a passarela no bairro do Tanquinho. No local, a única placa indicando o limite máximo de velocidade, isto é, de 40 km/h, está fixada justamente na estrutura física do equipamento de controle viário. No fundo, inexiste placa alertando sobre a fiscalização eletrônica antes dos aparelhos.

Por: Pedro Ferreira