Preocupado com o surgimento de um caso de raiva canina em um animal no bairro do Butantã, na capital paulista, após mais de 40 anos e confirmado em 1º de setembro deste ano, o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) resolveu sugerir para o governo local a realização de campanha de vacinação antirrábica diária na cidade. A indicação foi apresentada na sessão ordinária desta terça-feira, dia 10.
Nela, o parlamentar a ativista da causa animal propõe que o trabalho de imunização de cães e gatos seja feito na Clínica Veterinária Municipal Rafael Loureiro Rocha, no Sítio Paredão. Além disso, Squizato pede que o setor competente da municipalidade faça uma ampla divulgação para conscientizar a população sobre a importância da prevenção da doença nos animais de estimação.
Segundo ele, a meta é evitar a contaminação de cachorros e gatos por raiva canina, tendo em vista, o alerta registrado em São Paulo. Ainda, para o vereador, a vigilância sanitária da capital paulista já iniciou um pacote de ações preventivas, ou seja, decidiu vacinar os animais de casa em casa, principalmente, na região do Butantã. “Na verdade, a vacinação é o melhor remédio para prevenir a contração da raiva canina”, explicou.
Por isso, ele acredita que o caso registrado na capital paulista serve de aviso para que a Secretaria Municipal da Saúde promova iniciativas preventivas capazes de assegurar o maior nível possível de imunização contra a raiva e, neste caso, só poderá ser alcançado com campanhas de vacinação permanente. “Enfim, não tem outra saída que não seja o retorno da imunização antirrábica”, concluiu Squizato.
Por Pedro Ferreira, em 10/10/2023.