Suzano participa de encontro internacional sobre projetos sustentáveis nas cidades

A Prefeitura de Suzano marcou presença no XVII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (Encac) e no XIII Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (Elacac), que está sendo realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. A administração municipal esteve representada nesta segunda-feira (30/10) pelo secretário de Habitação e Planejamento Urbano, Elvis Vieira, que falou sobre o Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor durante a abertura do evento.

A programação de atividades conta com convidados internacionais, como os professores Andreas Matzarakis, da Universidade de Freiburg, da Alemanha; Antonio Lopes, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa; e Hugo Romero, do Departamento de Geografia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Chile. Entre os temas abordados nos três dias de atividades destacam-se “Clima Urbano frente às mudanças climáticas”, “Saúde e Qualidade no projeto”, “Mapa de Ruído e Qualidade Ambiental” e “Atualizações de normas e legislações pós-pandemia de Covid-19”.

As trocas de experiências entre os especialistas têm como objetivos: discutir a consciência e responsabilidade social, ecológica e ambiental no edifício e na cidade; contribuir com a disseminação e documentação dos princípios da arquitetura bioclimática, conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade; promover inovação tecnológicas em sistemas de aquecimento, resfriamento, tratamento acústico e iluminação no ambiente construído; e discussão de políticas públicas  para o desenvolvimento sustentável do ambiente construído.

No caso de Suzano, o Plano de Redução de Ruídos e Ilhas de Calor, que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Mackenzie, resultará em um conjunto de recomendações que servirão para que o município adote medidas de controle de ruído e calor nas suas diferentes regiões. Uma das recomendações já apontadas pelo estudo é a necessidade de criação de corredores verdes que liguem a região sul do município (distrito de Palmeiras) à várzea do rio Tietê, permitindo que o vento permeie a área adensada da cidade e fazendo com que a mesma seja refrigerada.

Outro ponto é a manutenção da vegetação na região sul e oaumento da arborização na região central do município. Por fim, outra recomendação é a busca pela naturalização da Área de Preservação Permanente (APP) anexa ao Ribeirão Chico da Vargem, para promover uma maior umidificação do ar na área urbanizada e não vegetada, considerando também a direção dos ventos juntamente com a criação de novos espaços de natureza que possam compor uma infraestrutura verde (IEV) para Suzano.

“O objetivo geral é estruturarmos políticas públicas que proporcionem o controle de ruído urbano, clima e qualidade do ar, tendo em vista a revisão do Plano Diretor baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como ação de formação para a Agenda 2030 e o centenário do município, em 2049. Assim, Suzano poderá ter uma paisagem urbana que promova mais saúde e qualidade ambiental”, destacou o secretário Elvis Vieira.