Nesta terça-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, o que marcará a inclusão da 38ª pasta no atual governo.
Lula enfatizou a relevância dos empregos formais, enquanto reconheceu o anseio de muitos cidadãos brasileiros por se tornarem empreendedores. Como resposta a essa demanda, ele ressaltou a importância de um ministério dedicado a desenvolver políticas públicas direcionadas a esse grupo.
“Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das cooperativas e dos empreendedores individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade”, afirmou.
O presidente enfatizou a necessidade de proporcionar condições que permitam aos empreendedores obter financiamento para impulsionar suas atividades comerciais.
‘Eu quero valorizar muito os empreendedores individuais, quero valorizar muito as cooperativas e quero valorizar muito a pequena e média empresa porque ela gera 60% ou 70% do emprego deste país. Quanto melhor estiver a pequena empresa, melhora está a grande empresa, melhor está o salário, melhor está a vida do povo’, declarou o presidente.
Essas observações foram transmitidas durante a transmissão semanal conduzida por Lula nos canais de mídia social da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
Vale lembrar que durante o governo de Dilma Rousseff, foi estabelecida uma pasta similar, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Essa iniciativa foi implementada em 2013, também como parte de uma estratégia para fortalecer o apoio parlamentar no Congresso. Na ocasião, Guilherme Afif Domingos (PSD) foi nomeado como ministro responsável pela pasta.