Na tarde desta sexta-feira (30), uma tragédia atingiu o Santuário do Morro da Conceição, localizado na Zona Norte do Recife. O teto do santuário desabou durante a distribuição de cestas básicas, resultando em duas mortes confirmadas, segundo informações da prefeitura do Recife.
O acidente ocorreu por volta das 14h45 e deixou diversas pessoas feridas, embora o número exato ainda não tenha sido divulgado até o momento. Imagens enviadas por testemunhas mostram o teto colapsado sobre os bancos, com pessoas correndo para ajudar as vítimas que ficaram presas sob os escombros.
Os feridos foram rapidamente encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, próxima ao local do acidente, e para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, no centro do Recife. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos sobreviventes.
A causa do desabamento está sendo investigada pelas autoridades competentes. Um fato relevante é que, de acordo com uma postagem recente no perfil oficial do santuário no Instagram, a instalação de placas solares no teto da igreja foi finalizada há apenas seis dias.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defesa Civil foram acionadas e estão no local para prestar socorro e investigar as causas do incidente.
Em nota, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), que estava em uma agenda administrativa no Sertão, lamentou o ocorrido e informou que equipes de segurança foram acionadas para o resgate e atendimento imediato às vítimas. “Que Deus e Nossa Senhora da Conceição console a todos”, declarou a governadora.
A vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), também se manifestou em suas redes sociais, afirmando que estava a caminho do Morro da Conceição para acompanhar de perto os desdobramentos dessa tragédia.
A situação ainda está em desenvolvimento, e novas informações serão atualizadas à medida que forem confirmadas pelas autoridades.