A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano realizou nesta quarta-feira (22/05) uma ação de conscientização aos passageiros dos ônibus e vans que atuam dentro do município. A atividade ocorreu no Jardim Brasil e em alguns pontos do distrito de Palmeiras com foco, principalmente, no respeito aos idosos que utilizam diariamente esses meios de locomoção.
A iniciativa teve como objetivo sensibilizar os usuários sobre a necessidade de ser gentil com os passageiros com idade superior a 60 anos no transporte coletivo, não apenas cedendo lugares destacados como preferenciais, mas também respeitando o sinal dado por esse público nas paradas de ônibus e vans, além de permitir que eles possam embarcar e garantir com mais facilidade o assento dedicado a eles.
Para isso, membros da pasta distribuíram cerca de 800 panfletos à população e estenderam faixas na região sul da cidade. Os informativos continham detalhes importantes sobre os objetivos da iniciativa, destacando que o Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003) assegura a prioridade em assentos no transporte coletivo e pedindo solidariedade a quem viaja diariamente usando ônibus e vans.
O responsável pelo Trânsito suzanense, Claudinei Galo, explicou que a iniciativa é necessária em razão de esse direito não ser respeitado, apesar de estar instituído por meio da lei. Ele também afirmou que ceder o lugar não pode ser exclusividade apenas de quem está no preferencial. “Qualquer assento no transporte precisa ser disponibilizado a um idoso. Ele precisa ter o lugar garantido, mas, por muitas vezes, esse direito é ignorado. Idosos precisam viajar sentados para evitar as possibilidades de queda”, explicou Galo.
A lei determina que, nos veículos de transporte coletivo, são reservados 10% dos assentos para as pessoas da terceira idade. Os bancos precisam estar devidamente identificados com placa informando a destinação a este público. Em agosto, os adesivos de todas as vans do transporte complementar da cidade serão trocados, a fim de facilitar a visualização dos locais preferenciais.
“Esperamos que essa mensagem chegue a muitas pessoas que ainda não têm consciência do quão importante é ceder o lugar a um idoso, tornando-as multiplicadoras deste gesto de gentileza. Da nossa parte, vamos contribuir com mudanças na visualização para deixar os bancos preferenciais ainda mais evidentes”, finalizou o responsável pelo Trânsito da cidade.