O deputado republicano dos Estados Unidos, George Santos, filho de brasileiros, se entregou à Justiça nesta quarta-feira (10), após ser convocado a depor em um processo por fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos. Ele é acusado pelo Ministério Público dos EUA de ter usado dinheiro público para compras de roupas de grife e outras acusações.
Santos, de 34 anos, foi eleito para o Congresso dos EUA em novembro do ano passado, chamando a atenção por ser o primeiro republicano abertamente gay a concorrer e conquistar um assento na Câmara de Deputados.
Porém, após sua eleição, o jornal “The New York Times” e outros veículos revelaram que ele havia inventado quase todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional, principalmente lugares onde estudou e trabalhou nos EUA e detalhes sobre a trajetória de sua mãe.
Na terça-feira (9), promotores federais apresentaram acusações criminais contra Santos pela primeira vez desde que as mentiras vieram à tona. A denúncia da promotoria contra George Santos inclui 13 acusações, sete de fraude eletrônica, três de lavagem de dinheiro, uma de roubo de fundos públicos e duas de mentir à Câmara dos Deputados.
Santos ficará sob custódia judicial pelo menos até o fim do dia, quando participará de uma sessão judicial.