A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, apresentou uma série de novidades para a rede municipal de ensino, começando pelos tênis aos 43 mil estudantes, que possibilitam segurança à comunidade educacional e contribuem com a equidade no ambiente escolar.
Tudo foi selecionado com atenção aos detalhes para uso durante o ano letivo: tênis com velcro para os menores, adaptado para os estudantes com deficiência e com cadarço para os maiores e a EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“Estamos felizes em contribuir com esse sentimento de igualdade que trouxemos a todos os estudantes, assim diminuímos o preconceito e o bullying nas escolas”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.
Também foi feita a entrega de 120 tablets para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo 102 para os estudantes e 18 para os profissionais da equipe técnica. Os tablets estão sendo utilizados como recurso tecnológico educativo para auxílio no aprendizado dos estudantes com deficiência.
Ainda falando em acessibilidade, nove vans adaptadas para a educação especial e uma comum já estão fazendo o atendimento de 156 estudantes com deficiência física, auditiva, visual e autismo severo. Os veículos possuem assentos comuns e lugares reservados a três cadeiras de rodas.
Aproximadamente 150 professores também foram convocados por concurso público para atuar na educação infantil e ensino fundamental, fase importante na criação de conexões emocionais, desenvolvimento de interesses e interação com as pessoas.
“Atendimento de qualidade e respeito às especificidades, isso é de fato ter a inclusão presente na educação municipal. Continuamos com a convocação dos professores e ainda temos muitas novidades vindo aí”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.