Estação Tatuapé da CPTM terá ação de conscientização sobre violência contra idosos em 17/06

Além de atividades físicas, Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizará informações sobre abusos contra essas pessoas

A Estação Tatuapé da CPTM recebe nesta segunda-feira (17/06) uma ação sobre o Junho Violeta, com o objetivo de informar os passageiros sobre a violência contra pessoas idosas.

Entre 07h30 e 09h30 e entre 17h30 e 19h30, um professor com um grupo de 15 alunos realização atividades físicas voltadas para o público idoso com alongamentos. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizará informações sobre a violência contra essas pessoas.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a campanha Julho Violeta promove a conscientização e reforça o debate na luta pelos direitos das pessoas com 60 anos ou mais. Durante todo o mês são realizadas ações de conscientização contra os abusos e violências aos idosos. A campanha reforça esse debate e promove iniciativas que garantam mais dignidade aos idosos, além de estimular o envelhecimento saudável e ativo.

Ainda segundo a secretaria, entre os objetivos da pauta está a luta contra o etarismo na sociedade, caracterizado pela discriminação em razão da idade mais avançada, que tem sido cada vez mais observado no dia a dia de idosos. O preconceito enfatiza uma conotação negativa das pessoas na terceira idade, o que resulta em uma desvalorização do idoso e, consequentemente, a sua exclusão social. A discriminação se reflete no aumento de denúncias violações contra essa parcela da população.

A violência contra idosos pode se manifestar de diferentes formas e um dos objetivos da campanha Junho Violeta é conscientizar todos dessas práticas prejudiciais à saúde e a dignidade emocional, psicológica e econômica das pessoas na terceira idade.

Ações de Cidadania

Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em quase 1.800 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

Veja também