Itaquá registra queda de 80% no número de casos de dengue no primeiro trimestre de 2023

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba registrou queda de 80,85% no número de casos de dengue confirmados no município. O levantamento considera janeiro a março de 2022, quando 47 casos foram comprovados, e o mesmo período deste ano, com nove casos.

Além da redução no número de casos confirmados, a pasta também identificou a diminuição de 41,74% nos casos suspeitos, passando de 103 nos três primeiros meses do ano passado para 60 neste ano.

A queda foi possível através do fortalecimento das campanhas de combate ao mosquito e das ações de prevenção à dengue e demais arboviroses (doenças transmitidas principalmente por mosquitos), que são permanentes no município.

Os trabalhos consistem no acompanhamento dos agentes comunitários e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que realizam bloqueios em regiões endêmicas e fazem o acompanhamento do índice larvário do vetor Aedes aegypti, além de ações educativas, controle de pontos estratégicos e fiscalização de possíveis focos.

“A queda no número de casos confirmados e suspeitos representa, de forma concreta, todo o trabalho que nossas equipes vêm tendo nos últimos meses no combate à dengue. Temos uma frente ampla e ativa que atua de forma estratégica nos bairros e com visitas às residências”, comentou a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Trata-se das campanhas Bloqueio e Casa a Casa, que fiscalizam casas, terrenos baldios e abandonados em diferentes pontos. Além disso, as ações orientam a população sobre a importância de evitar possíveis focos mantendo o quintal limpo e sem água parada.

Itaquá registrava muitos casos de dengue, mas agora temos uma grande equipe realmente focada no combate. A queda é uma boa notícia, mas seguiremos acompanhando de perto e mantendo as medidas de prevenção”, completou o prefeito Eduardo Boigues.