A campanha de vacinação contra a dengue está programada para iniciar em fevereiro, abrangendo aproximadamente 500 municípios distribuídos em 16 estados. O público-alvo da campanha será composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
O Brasil registrou mais de 120 mil casos de dengue nas três primeiras semanas de 2024, um número quase triplo em comparação ao mesmo período de 2023, que contabilizou 44.752 notificações. O Ministério da Saúde já confirmou 12 mortes pela doença neste ano, enquanto 85 óbitos permanecem em fase de investigação.
A vacinação no país começará em fevereiro, mas a distribuição das doses não será uniforme, dependendo da disponibilidade do imunizante. Até o momento, o Brasil recebeu 750 mil doses em 20 de janeiro, com a expectativa de receber outras 570 mil no próximo mês.
A Qdenga (TAK-003) é a vacina contra a dengue utilizada na campanha, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do imunizante em março de 2023. Essa vacina contém vírus vivos atenuados da dengue, induzindo respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus. O esquema de vacinação consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.
Texto por: Redação