Os estudantes das escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos promoveram o respeito à diversidade por meio do Projeto Povos Indígenas, da Secretaria de Educação. Durante o ano letivo, a valorização cultural brasileira foi um dos grandes destaques nas unidades da rede e, nesta segunda-feira (11), o encerramento do projeto contou com a presença da prefeita Priscila Gambale e convidados especiais.
Inédita no município, a iniciativa contemplou a educação infantil, fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Professores, representantes da equipe gestora, profissionais da educação, grêmio estudantil e comunidade escolar participaram de oficinas, atividades e formações que destacam a importância dos povos na história brasileira, por meio da diversidade de indivíduos e grupos sociais, saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Grandes parceiras e ativistas da causa, a socióloga Silvia Muiramomi e a cacica Jaqueline Haywã, dos povos Pataxó Hã Hã Hãe, enriqueceram o projeto com muita informação e pesquisas cientificas que exploraram a história indígena ferrazense, além, é claro, de muitas lições de vida.
As aulas contaram com diversos recursos pedagógicos, como biografia de personalidades indígenas, roda de conversa, músicas/instrumentos, brincadeiras, reportagens e entrevistas, literatura, culinária, artesanato, palavras tradicionais, entre outros.
De acordo com a titular da pasta, Paula Trevizolii, o projeto Povos Indígenas garantiu o aprendizado dos conteúdos com empatia, diálogo e cooperação. “Promover o respeito aos direitos humanos é um compromisso da educação ferrazense. Parabenizo a todos que fizeram dessa linda ação um importante dever de vida”, pontua.
Texto por: Jamile Matos – MTB: 87869/SP/Secom Ferraz