Em cumprimento ao seu papel de agente fiscalizador do Poder Executivo, o vereador Claudio Roberto Squizato (PL) requereu um balanço médio mensal de procedimentos e por especialidades realizados pela Clínica Veterinária Municipal Rafael Loureiro Rocha, no Sítio Paredão. O pedido de informações foi aprovado em única discussão na sessão ordinária desta terça-feira, dia 19.
Além disso, no documento, o parlamentar pede que a municipalidade apresente de forma detalhada sobre a quantidade de cirurgias ortopédicas, de amputações e de outros procedimentos ortopédicos feitos desde o início da implantação dos serviços em novembro do ano passado. Nele, Squizato cobra ainda qual a metodologia usada na triagem dos atendimentos, especialmente, na área de ortopedia.
Por último, o vereador solicita uma cópia do chamamento público e do respectivo contrato assinado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal e a Associação de Clínicos Veterinários e Pequenos Animais (Anclivepa), de São Paulo, órgão responsável pela administração da Clínica Veterinária Municipal Rafael Loureiro Rocha. O espaço tem capacidade para realizar 1,6 mil procedimentos mensais.
Além das emergências, o setor atende por dia 20 animais entre cachorros e gatos de famílias carentes locais inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Para Squizato, devido ao alto custo no mercado pet, os protetores independentes têm procurado a Clínica Municipal para efetuar cirurgias ortopédicas e, com isso, aumentou consideravelmente a demanda naquele serviço público gratuito, de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Por Pedro Ferreira, em 20/09/2023.