Representantes da Prefeitura de Suzano estiveram no Centro Universitário Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, para acompanhar o lançamento do projeto “Desenvolve Mulher” na manhã desta terça-feira (30/05). A iniciativa, voltada para a potencialização do empreendedorismo feminino no Estado de São Paulo, contou com a presença da secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes, além de autoridades e representantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).
Na ocasião, a Prefeitura de Suzano foi representada pela diretora do Fundo Social de Solidariedade, Beatriz Leite, que esteve acompanhada da integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Edineusa Mendonça, e da diretora da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Regiane Borges.
O projeto em questão tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e garantirá um crédito pré-aprovado de R$ 200 mil às empreendedoras para que desenvolvam seus negócios por meio da instituição financeira Desenvolve SP, tendo direito a juros reduzidos entre 4% a 6%, carência de 36 meses no pagamento e até dez anos para quitar o financiamento que poderá ser utilizado para reformas, aquisição de equipamentos, entre outros objetivos.
As inscrições serão feitas de forma on-line no site desenvolvesp.com.br, dando acesso aos termos e condições do projeto, além do ambiente no qual as interessadas podem realizar seu cadastro. Para isso, basta inserir os dados da empresa para confirmar o registro que garantirá a possibilidade de solicitar o financiamento.
A secretária destacou o pioneirismo da iniciativa, relatando que o projeto deve ajudar o público feminino que busca crescer em termos pessoais e profissionais. “As mulheres buscam a autonomia financeira e, por isso, a solicitação deste crédito torna-se uma grande oportunidade para evoluir no mundo dos negócios e no seu próprio dia a dia, combatendo a dependência, o abuso e o preconceito. A isso, agradeço o governador Tarcísio de Freitas, um grande incentivador deste projeto”, comentou.
Por sua vez, o consultor de negócios do fundo Desenvolve SP, Ricardo Dalceno, apontou que o objetivo do projeto é a promoção do crescimento estável e sustentável. “Desde a criação deste fundo, já investimos aproximadamente R$ 6,2 bilhões em todo o Estado, demonstrando a importância do nosso trabalho. Agora, com mais essa linha de crédito específica às mulheres, poderemos incrementar ainda mais a atividade financeira em São Paulo”, relatou.
Já o prefeito de Mogi das Cruzes e presidente do Condemat, Caio Cunha, disse que a pauta em questão aponta para um tema de alta relevância. “Existem demandas importantes que devem receber a devida importância e esta é uma delas. As mulheres devem ser valorizadas e projetos como este são o caminho para isso”, comentou.
Beatriz constatou que esta foi uma manhã muito especial para o fortalecimento da atividade feminina de forma geral. “Receber uma autoridade e tratar deste programa é essencial para que lutemos por mais igualdade não apenas no meio empresarial, mas também no dia a dia.”
“Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa, agradeço a secretária Sonaira e o governador Tarcísio de Freitas por criar essa oportunidade, além de ressaltar a importância do Condemat neste processo que tanto privilegia as empresárias do Alto Tietê”, completou a diretora.
Também estiveram presentes a prefeita de Poá, Márcia Bin; a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Clau Camargo; o coordenador do Conselho dos Fundos Sociais do Condemat, Márcio Maldonado; e o coordenador da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres, Rodrigo Siqueira.