Vacina contra dengue: doses do Alto Tietê são enviadas para a capital

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) retirou, nesta quarta-feira (3), no Grupo de Vigilância Sanitária de Mogi das Cruzes, as doses de vacinas contra a dengue destinadas ao Alto Tietê que não foram usadas. De acordo com a secretaria, as imunizações serão remanejadas para a cidade de São Paulo, onde será iniciada a aplicação das vacinas.

Por decisão do Ministério da Saúde, a medida foi tomada para que as doses não sejam perdidas por conta da data de vencimento, que é no fim do mês de abril.

Em nota, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) informou que o Estado de São Paulo segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e que, por determinação do Ministério da Saúde, as 7.940 doses da vacina contra dengue disponibilizadas pelos 11 municípios da região do Alto do Tietê – que reúne os dez municípios da região e Guarulhos -, com vencimento no dia 30 de abril, serão remanejadas para a capital. Após o repasse dessas doses, a aplicação do imunizante seguirá o calendário e estratégia do próprio município.

Além disso, o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo aguarda do Ministério da Saúde a definição da data em que as 266.281 novas doses do imunizante devem ser enviadas para distribuição a 50 municípios, conforme anunciado pelo órgão federal na semana passada.

Vacinação na região

Em 25 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos cerca de 500 municípios brasileiros que deveriam receber doses do imunizante em um primeiro momento para vacinação do público-alvo, da faixa entre 10 e 14 anos.

Todos os dez municípios do Alto Tietê, além de Guarulhos, que integram o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Mogi das Cruzes, foram os únicos contemplados com as doses no estado. As cidades deram início à vacinação contra dengue de forma gradual, a partir de 19 de fevereiro.

Confira a cobertura vacinal contra a dengue em algumas cidades da região:

  • Arujá: 34%
  • Guararema: 23%
  • Itaquaquecetuba: 25,14%
  • Mogi das Cruzes: 27%
  • Poá: 23%
  • Santa Isabel: 81,5%