Mano Menezes não está mais ocupando o cargo de técnico do Corinthians
O que ocorreu
O treinador foi dispensado hoje após quatro derrotas consecutivas. O Corinthians apenas conseguiu a vitória no primeiro jogo da temporada, contra o Guarani.
Ele não conseguiu suportar a pressão e foi demitido um dia após a derrota para o Novorizontino na Neo Química Arena. O time paulista sofreu um hat-trick de um jogador que estava há quase um ano sem marcar gols.
Mano encerra sua terceira passagem pelo Corinthians com um aproveitamento de 40,35% — seis vitórias, cinco empates e oito derrotas. Ele foi contratado em setembro do ano anterior para substituir Vanderlei Luxemburgo e resolver a crise naquele momento. Ao todo, o treinador de 61 anos acumulou 142 vitórias, 69 empates e 56 derrotas pelo clube do Parque São Jorge, conquistando três títulos: Brasileirão Série B (2008), Copa do Brasil (2009) e Paulistão (2009).
Além dele, também deixaram o clube o auxiliar Sidnei Lobo e o preparador físico Diogo Linhares. O clube anunciou em comunicado que o auxiliar Thiago Kosloski assumirá as atividades com o elenco.
Crise no início da temporada
O Corinthians está na zona de rebaixamento do Paulistão. Com apenas três pontos, o time tem a segunda pior campanha geral, ficando atrás apenas do Santo André e tendo um saldo de gols inferior ao da Portuguesa — que teve o jogo da 5ª rodada, contra o Palmeiras, adiado devido à Supercopa do Brasil.
A decisão de demitir Mano foi tomada após Augusto Melo ter apoiado o treinador. Após o jogo de ontem, o presidente do Corinthians chegou a afirmar que Mano tinha contrato até 2025 e que estavam trabalhando para proporcionar melhores condições de trabalho ao técnico.
No entanto, a contratação de Mano não foi realizada pela atual diretoria. Na época em que ele foi anunciado, o grupo liderado por Augusto Melo, então candidato de oposição à presidência do Corinthians, criticou a maneira como o técnico foi escolhido por Duilio Monteiro Alves antes das eleições. Em comunicado, Augusto afirmou que o técnico “não seria sua prioridade” para o cargo, apesar de respeitá-lo.
Possível substituto
O técnico Márcio Zanardi, do São Bernardo, é o principal candidato para assumir o cargo. O colunista Samir Carvalho apurou que a diretoria corintiana já se reuniu com Zanardi no Parque São Jorge, mesmo antes da demissão formal de Mano Menezes.
Entretanto, Zanardi não poderá assumir o comando do Corinthians no Paulistão caso seja confirmado. O inciso 3º do artigo 26 do regulamento específico desta edição estabelece que “é proibido ao clube contratar treinadores que já tenham trabalhado em outro clube no Campeonato Paulista da temporada de 2024“.
Texto por: Redação