Para alertar a população sobre os cuidados para prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikunguya e zika, a Estação Santo André, da Linha 10-Turquesa da CPTM, recebe Campanha de Conscientização da Dengue entre os dias 19 de fevereiro a 19 de março.
Durante os dias úteis, os passageiros que circularam pela estação serão orientados por agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santo André, que distribuírão folhetos com orientações para eliminar possíveis locais de proliferação de mosquitos, orientações sobre como reconhecer sinais e sintomas da doença e orientação para procurar atendimento médico.
Ações de Cidadania
Todas as ações são executadas com o apoio da CPTM, que disponibiliza espaços nas suas estações para atividades que visam a melhorar a qualidade de vida dos seus passageiros.
Dengue
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico que habita dentro ou ao redor de residências ou outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Os sinais de alerta para a doença são, sobretudo,: dor abdominal intensa e contínua; vômitos constantes; acúmulo de líquidos; sangramento de mucosa e irritabilidade.
A maneira mais eficaz de combater o mosquito é impedir seu crescimento, eliminando seu local de reprodução, especialmente em áreas com água parada. Importante manter caixa d’água parada bem fechada, amarrar bem os casos de lixo, colocar areia nos vasos de plantas, guardar pneus em locais fechados, limpar bem as calhas das casas, não acumular sucata e entulho e esvaziar garrafas pets, potes e vasos.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma companhia de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Os trens fazem uma média diária de cerca de 65 mil quilômetros, ou uma volta completa em torno da Terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km são na cidade de São Paulo. Além disso, a CPTM conta com 26 estações, de um total de 57 estações. A CPTM atende os moradores de 18 cidades, incluindo a capital.