Pouco tempo depois do lançamento da pré-campanha à Prefeitura de Poá, Flávia Verdugo atingiu a importante marca de 21% nas intenções de voto dos poaenses de acordo com pesquisa mais recente, registrada pelo TSE no mês de março.
Este novo patamar atingido por Flávia demonstra um crescimento relevante em sua popularidade e confiança do povo poaense, já que em pesquisas anteriores – não registradas – Flávia não possuía tanta intenção de votos.
De acordo com a pesquisa, o topo do cenário político de Poá se encontra com Saulo Souza (PP) com 28% da intenção de votos, Flávia Verdugo (PL) com 21%; e Pernoca (Podemos) com 13%. Geraldinho (PSB) aparece com 4% e a atual prefeita Márcia Bin (União) com cerca de 2,5%. As opções “Nenhum” e “Não Sei” completam a lista.
O crescimento de Flávia Verdugo nas pesquisas pode ser associado a alguns movimentos políticos realizados por ela, se antecipando com suas reuniões políticas que vêm contando com uma grande mobilização de público.
No último destes encontro, Flávia conseguiu levar a Poá grandes lideranças do Partido Liberal, incluindo o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
Nos bastidores da política poaense, entende-se que a vinda do mandatário do partido, serviu como uma “isca” para que a oposição tentasse desqualificar o evento, fazendo assim com que Flávia Verdugo se tornasse ainda mais conhecida na cidade. Alguns entenderam como um erro estratégico dos adversários políticos de Flávia.
Mérito para a pré-candidata que também ganhou simpatia do público ao falar abertamente sobre o fato de não ter nascido em Poá, mas que vive na cidade e conhece os problemas e soluções.
Outro momento de grande repercussão nas redes sociais foi a resposta direta de Flávia ao pré-candidato Saulo Souza em um embate travado na semana passada. Na oportunidade, circulou nas redes sociais de apoiadores de Saulo Souza um vídeo citando os profissionais da Saúde durante a pandemia da Covid-19. Um erro crasso que foi bem explorado por Flávia ao defender os profissionais da Saúde e indicar ao seu público que o vídeo menosprezou o trabalho desta classe.
Com a reviravolta eleitoral e ameaçando a pré-campanha de Saulo Souza, Flávia Verdugo, pela primeira vez, já se mostra como uma candidata com potencial para assumir o Paço Municipal Poaense.
“Estamos trabalhando para mostrar para as pessoas de Poá, que a cidade precisa oxigenar a política municipal, com novas ideias para construirmos uma nova Poá”, explicou a pré-candidata.
A ascensão meteórica de Flávia, também expõe a força do grupo político que ela integra. A pré-campanha de Flávia está sendo integrada pelo deputado federal Marcio Alvino; o deputado estadual e presidente da Alesp, André do Prado; o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto; entre outros.
E pelo que se ventila nos bastidores, novas lideranças políticas do Alto Tietê devem embarcar nesta campanha, trazendo ainda mais credibilidade ao projeto. Outro fator que pode agregar a campanha é a possível vinda do governador Tarcisio de Freitas ao PL.
Pelo que se percebe, muita água ainda há de passar na política poaense neste importante ano de eleição.
Sobre a Pesquisa
A pesquisa citada pela reportagem foi realizada pelo Instituto ASN Opinião Pública e registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) com o número SP-09909/2024, em 12 de março de 2024. Durante o período de realização, o instituto ouviu 404 pessoas, de diferentes regiões do município e seguindo todas as exigências legais impostas pelo TSE.