Polos Culturais preparam suas operações para entregar número inédito de apresentações no próximo semestre.
A Gerando Falcões, por meio de seus polos culturais na região do Alto do Tietê, anunciou nesta semana o lançamento do calendário de atividades que serão desenvolvidas ao longo do 2º semestre de 2024. Elas têm como objetivo oferecer o acesso a manifestações artísticas e culturais que muitas vezes estão distantes de uma camada da população, fomentando a criatividade, autoestima, senso de pertencimento e valorização da diversidade cultural local.
Com 8 anos de atuação nas favelas de Ferraz de Vasconcelos e Poá, a Gerando Falcões Cultural oferece atividades como apresentações, espetáculos, workshops e oficinas voltadas para crianças e jovens na faixa dos 6 aos 23 anos em situação de vulnerabilidade social, disponibilizando um espaço para ocupação do contraturno escolar, desenvolvimento das habilidades culturais, socioemocional e autoestima (com apoio de atendimento psicossocial), trabalho em grupo etc.
Além disso, as apresentações culturais, tem como principal finalidade mostrar o desenvolvimento dos alunos para suas famílias e comunidades. Só nos meses de maio e junho de 2024, o polo cultural de Ferraz, realizou 8 mostras culturais individuais para destacar habilidades e temas desenvolvidos em cada oficina. Capoeira e Percussão, por exemplo, entraram no universo das danças de Maculelê, já Dança e Teatro se inspiraram no encontro das águas em Manaus para falar dos povos afro-brasileiros e originários.
“Nosso propósito é um desafio, mas ao mesmo tempo é uma atividade prazerosa”, afirma Priscila Ribeiro, professora e maestrina da Orquestra. “Temos um compromisso com as habilidades socioemocionais, assim como qualificar eles com conteúdo técnico para estarem prontos para o mercado de trabalho na área de cultura, produção musical, etc”.
As seguintes atividades estão previstas para o segundo semestre de 2024:
Apresentações musicais
As apresentações visam propiciar o acesso à experiências musicais coletivas e permitem um espaço seguro para o consumo de diferentes linguagens culturais. Elas se dedicam a oferecer ao público das comunidades uma vivência das oficinas, neste caso, de orquestra, coral, dança e ballet. Além disso, em 2024 será realizado um evento com grupo musical composto apenas por mulheres visando tornar o espaço acessível e fomentar empreendedoras e musicistas.
Datas:
· 31 de agosto: Poá
· 28 de setembro: Poá
· 26 de outubro: Ferraz
· 23 de novembro: Poá
Mostras culturais
Ao longo do ano, através das oficinas, são desenvolvidas diversas habilidades em cada linguagem cultural e, no fim do segundo semestre, é realizada uma apresentação, a Mostra Cultural, que integra todas as linguagens artísticas para apresentar aos familiares e comunidade.Este ano a temática será relacionada a árvore faveleira e seu vínculo no território; e uma adaptação da obra “A Fantástica Fábrica de Chocolate”
Cada polo escolhe um tema norteador e desenvolve um espetáculo integrado de artes cênicas para apresentar a um público de 300 pessoas.
· 30 de novembro: Ferraz
· 14 de dezembro: Poá
Com a agenda do 2º semestre lançada, estima-se que até o fim do ano mais de 3.000 espectadores passarão pelos espetáculos e apresentações oferecidas pelos polos culturais.
SERVIÇO
Gerando Falcões divulga agenda cultural de apresentações e oficinas no 2º semestre de 2024
Apresentações Ferraz
· Grupo Profissional Musical composto por mulheres (musical)
Data: 26 de outubro
Entrada: Livre e gratuita
Capacidade de público: 150 pessoas
· Mostra Cultural Ferraz
Data: 30 de novembro
Oficinas envolvidas: Capoeira, Dança, Percussão, Artes Visuais, Teatro, Canto Coral e Dança;
Entrada: Livre e gratuita
Capacidade de público: 300 pessoas
Local das atividades (exceto Mostra Cultural): EMEB Prof.ª Nurimar Martins Hiar – Rua São João, 839 – Jardim Soeiro, Ferraz de Vasconcelos – SP
Acessibilidade do espaço: Rampa de acesso, local reservado para cadeirantes e pessoas com baixa visão, libras para deficientes auditivos.
Apresentações Poá
· Apresentação Musical e Orquestra
Data : 31 de agosto
Tema: A origem do Funk Soul
Sinopse: Mais uma vez a orquestra Gerando Falcões inova com uma apresentação que traz em seu enredo a história do ritmo funk através das gerações, que conta com
um repertório todo voltado para a linha funk/R&B/Soul Music. Ele vai desde James Brown a Mc João, juntando os instrumentos clássicos como Violinos e Cellos a música popular, uma apresentação que agradará a jovens e adultos.
Entrada: Livre e gratuita
Capacidade de público: 250 pessoas
· Apresentação Musical Coral
Data: 28 de setembro
Tema: Quintal do Nosso Coral
Sinopse: Repertório desenvolvido através da oficina de Canto Coral, nele, os alunos visitarão, clássicos da história do samba, pagode e MPB
Entrada: Livre e gratuita
Capacidade de público: 250 pessoas
· Apresentação Musical Dança e Ballet
Data: 23 de novembro
Tema: Era uma Vez
Sinopse: Pela primeira vez na Gerando Falcões haverá uma apresentação das oficinas de dança e ballet clássico, trazendo em seu repertório temas de filmes contados através dos passos de dança contemporânea e ballet clássico, filmes como: o “Rei Leão”, “Avengers”, “Moana” e muito mais, voltado a adultos e crianças.
Entrada: Livre e gratuita
Capacidade de público: 250 pessoas
· Mostra Cultural Poá
Data: 14 de dezembro
Tema: A Fantástica Fábrica de Chocolate
Sinopse: Baseado no livro de Roald Dahl, as oficinas apresentarão ao público uma linda adaptação da história de Charlie e o Sr Wonka, remontando com a magia da orquestra, danças, teatro, violão, coral, artes visuais e percussão, com um enredo surpreendente para adultos e crianças.
Oficinas envolvidas: Orquestra, Teatro, Canto Coral, Artes Visuais, Ballet, Violão, Dança e Percussão;
Entrada: Livre e gratuita
Capacidade de público: 300 pessoas
Local das atividades: CEP Prof.º José Antonio Bortolozzo – Rua Deputado Nelson Fernandes, 230 – Cidade Kemel, Poá – SP, 08554-120
Acessibilidade do espaço: Rampa de acesso, local reservado para cadeirantes e pessoas com baixa visão, libras para deficientes auditivos.
Sobre o Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades.
Os Polos Culturais, também conhecidos como unidades próprias do Gerando Falcões, atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das
comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira.