Inscrições para cursos gratuitos do Pronatec na Capital encerram-se no domingo (16)

Podem concorrer a uma vaga em seis opções de cursos técnicos, jovens com Ensino Médio completo na rede pública ou bolsistas; não há cobrança de taxa de inscrição e nem Vestibulinho

Os interessados em concorrer a uma das 400 vagas em cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza (CPS), oferecidos na Capital, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), devem fazer as inscrições até domingo (19). A iniciativa é voltada a jovens que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Não há cobrança de taxa e nem Vestibulinho. Para inscrever-se nos cursos é necessário preencher um formulário.
Com duração de três semestres, as formações oferecidas estão distribuídas entre as áreas de Gestão e Negócios (Administração, Logística, Marketing e Recursos Humanos) e Informação e Comunicação (Desenvolvimento de Sistemas e Informática). As aulas serão ministradas em 10 Etecs ou classes descentralizadas de Etecs em escolas estaduais (EE) da Secretaria da Educação (Seduc-SP), localizadas em diferentes regiões da Capital.
Seleção e bolsa-auxílio
Financiado pelo Ministério da Educação (MEC), o Pronatec tem como foco jovens de baixa renda. O participante do programa recebe um subsídio financeiro para auxiliar na alimentação e no transporte. O valor é calculado com base na frequência das aulas e pode chegar a R$ 500 mensais, sendo depositado exclusivamente na conta corrente do beneficiário.
A seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição, tendo como prioridade beneficiários de programas federais de transferência de renda. Os detalhes estão disponíveis na página cps.sp.gov.br/pronatec.
A lista de classificação será divulgada no dia 25 de junho. O candidato convocado receberá um e-mail com as instruções para matrícula. O início das aulas está previsto para 24 de julho.
Confira relação de locais e cursos:

Seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição,
tendo como prioridade beneficiários de programas sociais

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 340 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).