Os espetáculos abrangem segmentos como música, dança e teatro.
Durante todo o ano, a Gerando Falcões trabalha nos seus Polos Culturais a cultura em suas diversas linguagens como uma ferramenta de transformação social, guiando crianças e adolescentes a se expressarem por meio da dança, música, artes e outras oficinas. O resultado de todo esse esforço e dedicação se faz presente por meio de mostras culturais e apresentações artísticas, totalmente gratuitas e livres para todos os públicos, convidando alunos e professores para o mesmo palco e familiares e amigos para uma mesma plateia, com o intuito de prestigiar aqueles que deram o seu máximo ao longo do ano.
Até o momento, 8 espetáculos já estão confirmados para o 2º semestre de 2024, a serem realizados em Poá e Ferraz de Vasconcelos, cidades-sede dos Polos Culturais. A previsão é que, ao todo, cerca de 3000 espectadores prestigiem as apresentações. Além das oficinas e do atendimento psicossocial às famílias dos alunos, as apresentações culturais têm como principal finalidade mostrar o desenvolvimento dos alunos para suas famílias e comunidades, tornando-se um verdadeiro acesso cultural para os moradores das periferias.
As atividades desenvolvidas oferecem acesso às manifestações artísticas e culturais que muitas vezes estão distantes dessas comunidades, fomentando a criatividade, a autoestima, o senso de pertencimento e a valorização da diversidade cultural local. Em breve, os Polos Culturais irão disponibilizar sua agenda cultural para que os espectadores possam se organizar e prestigiar os trabalhos.
Sobre o Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo o país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades. Os Polos Culturais, também conhecidos como unidades próprias do Gerando Falcões, atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira.