A falta de uma política pública na área de proteção animal que ofereça, por exemplo, um canil humanizado onde o governo municipal poderia abrigar animais abandonados na cidade foi criticada pelo vereador e ativista Claudio Roberto Squizato (PL), na sessão ordinária, na terça-feira, dia 17. O estopim do desabafo do protetor independente foi a morte de um filhote de cachorro atendido de forma improvisada no Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola.
Segundo ele, o triste episódio aconteceu no final de semana e, portanto, na sua avaliação de especialista, faltou cuidado no acolhimento de uma cachorra e seus filhotinhos que antes estavam abrigados na Clínica Veterinária Municipal Rafael Loureiro Rocha, no Sítio Paredão. Ainda, de acordo com o vereador, a família de animais acabou sendo levada para o Nosso Recanto por um funcionário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, mas durante o feriado prolongado ficou desassistida.
“Na realidade, deixaram os bichinhos jogados numa baía e como os cachorrinhos precisam de cuidados redobrados aconteceu a morte de um deles, o que é profundamente lamentável, já que tratava-se de um ser vivo e não de um simples brinquedinho”, alertou Squizato. Por outro lado, o parlamentar acrescentou também que a Clínica Veterinária Municipal Rafael Loureiro Rocha tem recebido um grande número de animais recém-nascidos para doação, porém, a quantidade de adotantes é insuficiente.
Com isso, ocorre o acúmulo de filhotinhos sobrecarregando o espaço público que não possui, de fato, essa finalidade. Squizato até reconhece o esforço do pessoal da Clínica Veterinária Municipal, no entanto, o ideal mesmo seria a criação de um canil humanizado para receber esse tipo de demanda e, ao mesmo tempo, acolher de maneira digna e apropriada animais abandonados na cidade. Em contrapartida, na falta desta política pública sobra para os protetores independentes.
Promessa
Na segunda-feira, dia 16, o vereador visitou o Parque Municipal Nosso Recanto e, na ocasião, conversou sobre o assunto com o secretário municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, José Aparecido Nascimento. No diálogo, o titular da pasta lamentou a morte do filhotinho de cachorro e prometeu apurar o caso. Além disso, o secretário garantiu que pretende melhorar o atendimento, isto é, que vai lutar pela implantação de uma política pública para o setor.
Por Pedro Ferreira, em 18/10/2023.