Reunião entre conselhos debate Plano de Segurança Alimentar de Suzano

A primeira reunião da nova composição do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea) de Suzano para o próximo biênio (2024-2026), realizada na manhã da última segunda-feira (08/04), no Espaço dos Conselhos, no centro, tratou da implementação do Plano Municipal de Segurança Alimentar para Suzano. O encontro contou com a participação de representantes da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), formada por integrantes da administração municipal, incluindo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, e o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.

O objetivo do encontro é garantir a implantação deste plano em até 12 meses. O instrumento deverá ser elaborado pelo Caisan até o fim deste ano, por meio de consultas e audiências públicas, e ratificado pelo Comsea, que também dará as contribuições pertinentes. Conforme previsto, o documento deverá integrar ao Plano Plurianual do município e poderá ser desenvolvido ao longo do período compreendido entre os anos de 2025 e 2028.

Participarão deste processo os atores que têm atuação direta na promoção de segurança alimentar como as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social; de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego; de Educação; e de Saúde; assim como o Fundo Social de Solidariedade de Suzano. O governo do Estado de São Paulo também estará inserido nas pautas relacionadas ao tema.

Por parte da sociedade civil, estarão envolvidos os novos membros do Comsea: Amanda Novais Coelho, da Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), com Joice Xavier Pereira dos Santos como suplente; Daniella Moreira (UniPiaget Brasil) e a suplente Cristiane Evangelista Oliveira Teles; Nubia Alves Santiago (Comunidade Kolping Jardim São José) e Jisian Alves de Sousa como suplente; Silvia Aparecida do Carmo Rangel, da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), ao lado da suplente Larissa Joyce Nunes de Araujo Gomes; Valmor João Preis (Cáritas), com o suplente Josué Luiz Bissaco; e Soraia Rodrigues Gomes, da Fundação Master Global Informática (MGI), com suplência de Elaine Rodrigues Gomes.

O Comsea tem a missão de estabelecer diálogos permanentes entre a prefeitura e as organizações sociais por ela representadas, com o objetivo de assessorar a administração municipal na formulação de políticas e na definição de diretrizes e prioridades que visem a garantia do direito à alimentação. “O órgão também cria projetos e ações prioritárias da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional dentre outras atribuições”, conforme informou o presidente Valmor Preis.

Para o secretário Geraldo Garippo, a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar será um marco para a cidade. “Estamos mobilizados para garantir as ações necessárias que busquem combater a fome e a insegurança alimentar no município, com o aprimoramento dos serviços e políticas públicas. Este plano vem ao encontro desse objetivo porque definirá os papéis de cada ator envolvido, estabelecendo um diagnóstico sobre o tema e quais são as prioridades para a gestão pública”, avaliou o titular da pasta.

Veja também