Os estudantes que desejam disputar uma vaga pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) no segundo semestre de 2025 já podem se inscrever na lista de espera a partir desta segunda-feira (25). O prazo vai até as 23h59 de terça-feira (26), exclusivamente pelo Portal de Acesso Único.
Podem participar todos os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que tiveram reprovação por não formação de turma. Durante a inscrição, é possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno entre as bolsas disponíveis.
Encerrado o período, o sistema classificará os inscritos de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as opções escolhidas. A chamada da lista de espera será divulgada em 29 de agosto.
Os estudantes selecionados terão até 5 de setembro para comprovar as informações fornecidas na inscrição. A documentação exigida inclui comprovantes de renda familiar e histórico escolar, que devem ser apresentados presencialmente ou de forma digital na instituição de ensino escolhida.
O Prouni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Para concorrer a uma bolsa integral (100%), o candidato deve ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já as bolsas parciais (50%) exigem renda de até três salários mínimos per capita.
Nesta edição, o programa disponibilizou mais de 211 mil bolsas em 887 instituições privadas de todo o país, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas em mais de 370 cursos.