Chuva forte na região: estradas ficam interditadas em Salesópolis

Queda de árvore, colisão de carros e pista molhadas atrapalham a passagem de veículos na região.

As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo na tarde desta sexta-feira (20), fez com que duas principais estradas de Salesópolis, cidade da região do Alto Tietê, ficasse interditada com a queda de árvore na região. Segundo informações de moradores locais, o incidente ocorreu nas rodovias Alfredo Rolim de Moura, que liga Mogi das Cruzes e Salesópolis, e Nilo Máximo, que liga as cidades de Jacareí, Santa Branca e Salesópolis.

Acidente entre dois carros na rodovia Nilo Máximo – Foto: Reprodução/TV Cenário

Nesta manhã, a Defesa Civil do Estado informou que uma nova frente fria trará chuva para São Paulo nesta sexta-feira (20) e sábado (21). A chuva ocorrerá de modo generalizado no estado e virá acompanhada de raios e rajadas de vento. Na faixa leste do estado as precipitações serão moderadas, o que coloca em estado de atenção o litoral paulista, já que raios podem atingir a área costeira.

A previsão é que chova na maioria das regiões do estado, no entanto, as regiões de Campinas, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte podem ter um volume maior de chuva. Na capital e região metropolitana de São Paulo, há possibilidade de ocorrer temporais nos dois dias.

A partir do domingo (22) até terça-feira (24), os modelos meteorológicos indicam dias marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que elevará as temperaturas e manterá uma sensação de calor e abafado em todo o território paulista. Além disso, os dias serão mais firmes, ou seja, sem condições para precipitações significativas em praticamente todo o estado.

Árvores caídas em toda a estrada. Imagens: Reprodução/TV Cenário

Cuidados redobrados durante temporais

Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição é que apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas. No Litoral é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios podem cair antes do início da chuva.

Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.

Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.

Antes da chegada dos temporais, o CGE encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.

Árvores caídas em toda a estrada. Imagens: Reprodução/TV Cenário