Conheça o impacto dos polos culturais da Gerando Falcões na Região do Alto Tiete

No ano passado Polos Culturais atenderam mais de 1700 jovens nas cidades de Poá e Ferraz de Vasconcelos

Com trabalho desenvolvido há 08 anos nas cidades de Poá e Ferraz de Vasconcelos, os Polos Culturais da Gerando Falcões são referência em oferecimento de oportunidades e desenvolvimento vocacional por meio de cursos voltados para crianças e jovens em vulnerabilidade social da região com faixa etária entre 6 e 23 anos.

Em 2023, mais de 1700 foram atendidos pelos Polos Culturais, a maioria entre 06 e 11 anos de idade (51 %) e com uma renda de 1/2 a 02 salários-mínimos (49 %). As comunidades atendidas pelos polos da Gerando Falcões em Poá foram a Comunidade da Tubulação, a Favela das Torres, a Cidade Kemel, o Jd. Santa Luzia e o Jd. Miray, já em Ferraz de Vasconcelos, o público atendido veio da Itaprata, da Cidade de Deus, da Beverly Hills, do CDHU e a da Favela dos Sonhos.

As oficinas oferecidas pelos Polos Culturais da Gerando Falcões são:

· Canto Coral (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)

· Teatro (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)

· Dança (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)

· Pintura (1x por semana em Poá e 4x por semana em Ferraz)

· Orquestra (1x por semana em Poá)

· Percussão (1x por semana em Poá)

· Violão (1x por semana em Poá)

· Ballet (1x por semana em Poá)

· Capoeira (1x por semana em Ferraz)

· Street Dance (1x por semana em Ferraz)

Os Polos Culturais da GF também promovem a conexão das atividades desenvolvidas por alunos e educadores com as comunidades impactadas por meio das Apresentações Culturais, que além da finalidade mencionada, também buscam viabilizar espetáculos e acesso a outras formas de manifestação cultural em eventos abertos e que no último ano alcançaram o público total de 2.105 pessoas em 7 apresentações.

“Depois de 11 anos executando fluxos, apresentações, oficinas e planos de aula na área cultural da Gerando Falcões, nossa vivência com os alunos, suas famílias e comunidade se transforma para melhor. O poder do impacto cultural está em proporcionar diferentes manifestações para nossas quebradas” diz Anderson Machado, coordenador de cultural da GF.

Acompanhamento psicossocial

Além do espaço de desenvolvimento de habilidades para atuar nas formações oferecidas pelos Polos, a GF também busca auxiliar no desenvolvimento e bem-estar social e mental dos atendidos. Por meio de uma técnica formada por psicólogos e assistentes sociais, a área busca realizar uma abordagem psicossocial com ações que visam o fortalecimento de vínculos. Em 2024 são 107 famílias acompanhadas pela equipe técnica.

· Contato para matrículas no polo Poá +55 11 99902-8047

· Contato para matrículas no polo Ferraz +55 11 93247-5974

No segundo semestre de 2024, os Polos Culturais da Gerando Falcões irão realizar cerca de 8 apresentações em variados temas e modalidades, como a história do samba, adaptações de clássicos literários e a origem das favelas. A estimativa de público é de cerca de 3000 pessoas. Acompanhe www.gfcultural.gerandofalcoes.com para mais informações.

SERVIÇO

Conheça o impacto dos polos culturais da Gerando Falcões na Região do Alto Tiete

Polo Poá:

Endereço: EMEB José A. Bortolozzo (Rua Dep. Nelson Fernandes, 230)

Oficinas culturais: Canto coral, artes visuais, teatro, orquestra, percussão, balé, violão e dança.

Favelas atendidas: Comunidade da Tubulação, Favela das Torres, Cidade Kemel, Jd. Santa Luzia e Jd. Miray

Número de jovens inscritos em 2023: 800

Polo Ferraz de Vasconcelos:

Endereço: EMEB Prof. Nurimar Martins Hiar (Rua São João, 839)

Oficinas culturais: Canto coral, artes visuais, teatro, dança, capoeira e street dance.

Favelas atendidas: Itaprata, Cidade de Deus, Beverly Hills, CDHU e a Favela dos Sonhos.

Número de jovens inscritos em 2023: 942

Mais informações: www.gfcultural.gerandofalcoes.com

Sobre a Gerando Falcões

A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades.

Os Polos Culturais da Gerando Falcões atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social das comunidades do entorno, com oficinas de canto coral, orquestra, percussão, teatro, dança, violão, ballet, pintura e capoeira. Além disso, oferta de espetáculos, apresentações musicais e workshops culturais e muito mais para as favelas e comunidades.