O Dia D de combate à dengue, realizado na quarta-feira (13) em Itaquaquecetuba, contou com a participação de mais de 90 agentes. Com coordenação da Defesa Civil, as ações percorreram ruas da região central e da Vila Maria Augusta durante o período da manhã.
O encontro dos profissionais ocorreu na sede da Secretaria de Serviços Urbanos, no Caiuby, onde foi feita uma reunião de alinhamento entre as equipes da Defesa Civil estadual e das demais cidades da região, agentes de saúde, do social, representantes da EDP e Sabesp.
Em seguida, os agentes se deslocaram para a praça Padre João Álvares, no Centro, onde foram realizadas ações de conscientização com panfletagem e “blitz” de orientação com os motoristas. Por fim, a iniciativa alcançou ruas do bairro Vila Maria Augusta.
Acompanhando os trabalhos, o prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da data para Itaquá. “Hoje é um dia de mobilização não apenas por parte dos agentes e das autoridades, mas um dia em que a população reforça seu olhar para possíveis focos do mosquito”, disse.
O coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori, que também coordena o Grupo de Trabalho das Defesas Civis do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), reforçou a importância das cidades trabalharem em conjunto.
“Mais importante que lutarmos contra o mosquito, é destacarmos essa união entre as forças de segurança e de saúde. Estamos todos empenhados para enfrentar esse inimigo em comum”, acrescentou. Cinquenta imóveis foram vistoriados, além de comércios, espaços públicos e terrenos baldios. Também foi feita a nebulização com aplicação de inseticida e fumacê nas ruas.