Equipe promoveu 291 atendimentos relacionados à preservação ambiental, apreendendo 360 animais silvestres e aplicando mais de cem notificações ambientais
O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, completou um ano de atividades na última quinta-feira (07/12) após sua retomada em 2022. Neste período, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã contabilizou 400 ocorrências atendidas, sendo 291 totalmente voltadas à questão ambiental resultando na emissão de cerca de cem notificações ambientais, além do resgate de cem animais e a apreensão de outros 360 espécimes silvestres.
Ao longo deste ano, o GPA teve uma participação efetiva no trabalho do Grupo de Fiscalização Integrada da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), que atua para a preservação das áreas de mananciais. Desde que passaram a integrar a fiscalização ambiental do município, os guardas se juntaram às forças policiais e órgãos ambientais estaduais para realizarem ações efetivas de embargo e desfazimento de loteamentos clandestinos. Essa mobilização ajudou o município a ser certificado no “Programa Município VerdeAzul” (PMVA), do governo de São Paulo.
Com relação ao resgate de animais, o GPA promoveu intervenções importantes. No mês de outubro, por exemplo, o grupamento garantiu a devolução de dez gambás-de-orelha-preta à natureza após serem resgatados e cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) do Parque Ecológico do Tietê. Eles foram soltos num fragmento de Mata Atlântica na altura do km 64 da rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), no bairro Residencial Nova América.
Também em outubro, numa outra oportunidade, o GPA localizou pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro no Parque Santa Rosa. Durante ronda pela rua das Acácias, foi constatada a existência de seis gaiolas com dois canários-da-terra e dois coleirinhos. As aves foram recolhidas e também foram encaminhadas ao Cetras do Parque Ecológico do Tietê. O proprietário do imóvel foi orientado a comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizar procedimentos administrativos em razão da localização dos pássaros.
Em fevereiro, o grupamento contribuiu com o resgate de seis galos índios e 12 frangos ao receber denúncia de moradores sobre os maus-tratos a que estavam sendo submetidos no bairro Cidade Miguel Badra. O Departamento de Fiscalização de Posturas da prefeitura foi acionado pela Secretaria de Meio Ambiente, que recebeu as informações sobre o caso e se deslocou para o endereço citado, onde contou com o suporte do GPA e de outros grupamentos da GCM.
Fora a questão ambiental, o GPA também atuou em outros momentos para a preservação da segurança da população e em auxílio às forças policiais. Em 10 de outubro, por exemplo, os guardas promoveram as primeiras ações logo após um acidente envolvendo cinco vítimas e dois veículos na rodovia Ayrton Senna (SP-70), em Guarulhos. Na ocasião, foi efetuada a sinalização do local e acionada a ambulância para o atendimento aos feridos.
Em julho, os guardas entraram em ação para auxiliar policiais militares que entraram em luta corporal com um suspeito. Um dos PMs passou mal e a equipe do Grupamento de Proteção Ambiental próxima ao local o levou a uma unidade de saúde para receber atendimento.
Colhendo os frutos
O subcomandante da GCM e coordenador do GPA, Edmundo Gomes, afirmou que o trabalho realizado ao longo deste ano contribuiu com inúmeros atendimentos no município. “A equipe esteve empenhada para colaborar com o município de diversas formas. Cumprimos nosso dever com relação às ocorrências de proteção das áreas de preservação e nas demandas relacionadas ao resgate de animais, além de contribuir com os demais grupamentos da GCM quando foi necessário”, disse Gomes.
Já o secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou que o GPA veio para ajudar o município e enfatizou os números que mostram o desempenho da equipe. “Temos que dar os parabéns ao trabalho de proteção ambiental que está sendo realizado na cidade, que conta com a colaboração dos agentes do GPA. Há um ano, estávamos apresentando a equipe e agora estamos colhendo os frutos com esse balanço significativo, que comprova a atenção que vem sendo dada às denúncias que são recebidas”, ressaltou o titular da pasta.
Por fim, o prefeito Rodrigo Ashiuchi enfatizou a necessidade do GPA para fiscalizar uma cidade como Suzano. “Temos um município que tem grande parte de sua extensão em área de Mata Atlântica, com uma vasta variedade de fauna e flora que vivem em nossa cidade, por isso não podemos abrir mão desses agentes para vigiar esses locais. Suzano está cada vez mais alinhada com as pautas ecológicas, economia verde, entre outras questões voltadas ao tema, sendo assim, é imprescindível a atuação do GPA em nosso terrítorio”, definiu o chefe do Poder Executivo municipal.
As denúncias devem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-774-2007 ou no e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br. Vale salientar a importância da riqueza de detalhes, encaminhando fotos e vídeos sobre os fatos. Para cada protocolo gerado, é efetuada uma vistoria, que consiste na verificação da procedência dos fatos denunciados.