Investimentos na educação ultrapassam 37% desde 2021 em Ferraz

Para garantir o ensino de qualidade na rede municipal, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos tem investido mais de 37% na educação desde 2021. O valor representa um avanço positivo, já que a Constituição determina que os municípios apliquem ao menos 25% dos seus orçamentos na manutenção e desenvolvimento educacional.

De modo geral, o bom uso do orçamento contemplou uma série de benefícios, como aquisição de material escolar e novos uniformes; reformas nas escolas; capacitação aos profissionais; construção, conservação e manutenção de creches e escolas; aquisição e manutenção de equipamentos voltados ao ensino; estudos e pesquisas relativas ao aprimoramento da qualidade do ensino; entre outros.

Desde 2021, foram inauguradas quatro escolas, as Emebs Prefeito Pedro Paulo Paulino, Raimundo Francisco dos Santos, Verginia Beserra e o CEI Olhos do Rei, somando 35 novas salas totalmente equipadas para atender os estudantes da melhor forma. As vagas também foram ampliadas, com mais de mil oportunidades na educação infantil e ensino fundamental.

Outro destaque é na merenda. A rede registrou mais de 5,6 milhões de refeições oferecidas nesse período.

Segundo a pasta, o ano de 2023 atendeu mais de 20,5 mil crianças, mas a expectativa é receber mais de 21 mil alunos nos 50 equipamentos escolares neste ano.

A novidade é que o município terá educação e aprendizado em dobro com o atendimento em período integral, que será iniciado ainda no ano letivo de 2024.

Para a titular da Secretaria, Paula Trevizolli, o balanço representa a eficiência na aplicação dos recursos. “Ferraz de Vasconcelos não tem medido esforços para que os investimentos atendam efetivamente todos os setores educacionais e garantam o direito à educação e a equidade nas salas de aula”, pontua. 

Fotos: Laura Ramos / Secom Ferraz

Veja também